Uma das razões pelas quasi o novo coronavírus se tornou uma preocupação mundial foi o fato dele se espalhar rapidamente, com alta chance de contágio ao menor toque.
Entretanto, muita gente não acredita que a pandemia seja tão grave quanto os cientistas, a imprensa e boa parte das autoridades afirma. Por conta disso, um vídeo feito no Japão tratou de mostrar como se dá a contaminação pelo vírus -- e acabou viralizando.
No teste, feito pela TV NHK do Japão, uma tinta que só pode ser vista sob luz negra foi colocada na mão de um participante, sem que nenhum dos outros soubesse. O grupo foi posto em um restaurante, onde foi servido um buffet.
A tinta serviu como exemplo do vírus, e então o buffet foi liberado normalmente. Cerca de meia hora depois, as luzes normais se apagaram e a luz negra foi acesa. O resultado foi impressionante: todos os presentes estavam com resquícios da tinta em algum lugar do corpo ou na roupa.
A intenção do experimento era mostrar o tamanho do risco em abrir os locais onde possa haver aglomeração de pessoas no meio de uma pandemia tão grave como a do novo coronavírus. A contaminação se dá de forma acelerada, e apenas uma pessoa contaminada pode colocar todos os outros em risco.
O vídeo rapidamente viralizou no Twitter, onde a NHK publicou o experimento.