CURIOSIDADES

Meteoro cria show de luzes ao explodir, nos EUA, com a força de 200 kg de TNT

Passagem explosiva atravessou o céu de Vermont e causou estrondos

O meteoro liberou o equivalente a 200 kg de TNT, explosivo poderoso - Reprodução/Twitter
O meteoro liberou o equivalente a 200 kg de TNT, explosivo poderoso - Reprodução/Twitter

Redação Publicado em 10/03/2021, às 09h51

A passagem explosiva de um meteoro atravessou o céu de Vermont, nos Estados Unidos, e criou um show de luzes que causou estrondos após entrar na atmosfera, no último domingo (07/03).

Segundo o Meteor Watch, da Nasa, o meteoro liberou o equivalente a 200 kg de TNT (trinitrotolueno) após atravessar a atmosfera, sugerindo que a rocha pesasse cerca de 4,5 kg e media 15 centímetro de diâmetro. 

De acordo com a Nasa, o fenômeno alcançou a atmosfera em uma velocidade próxima de 68.000 km/h, que é 20 vezes mais rápido que uma bala de rifle disparada e 55 vezes mais rápido que a velocidade do som. 

O meteoro foi visto no norte de Vermont parecendo uma bola de fogo às 17h38 do horário local, minutos antes do pôr do sol. Ao longo da passagem da rocha pela atmosfera, a pressão aumentada causou uma fratura em sua estrutura. 

Os moradores do estado relataram que a passagem do meteoro pareceu como estrondo alto e vibração de corpo inteiro', além de ter feito o chão e as janelas tremerem, como disseram os morados. Emissora de notícias local, a WCAX3 afirmou que recebeu ligações de todo o estado depois do evento.

A Nasa ainda informou, no Facebook: "Essa onda de pressão também pode se estender ao solo, causando pequenos tremores que podem ser detectados por instrumentos sísmicos na área. Um pequeno espetáculo de fogos de artifício. Cortesia da Mãe Natureza".