A mulher recebeu um frasco inteiro da vacina
Redação Publicado em 15/01/2021, às 10h07
Uma idosa residente de Jerusalém, em Israel, recebeu por engano 5 doses da vacina da Pfizer contra a COVID-19, nessa quinta-feira (14/1), de acordo com o Jerusalem Post.
O certo era a mulher de 67 anos receber uma dose de 30 microgramas, mas ela acidentalmente recebeu um frasco inteiro do medicamento, no total de 150 microgramas. A vacina da Moderna, por comparação, possui somente 100 microgramas.
Ela não apresentou reações adversas, porém foi encaminhada ao Centro Médico Shaare Zedek para ser observada. Um porta-voz do hospital afirmou que ela passa bem.
Não é a primeira vez que isso acontece. No início da campanha de vacinação em Israel, um profissional da área de saúde recebeu cerca de 5 ou 6 doses da vacina, em dezembro. Ele não apresentou reações adversas e foi liberado do hospital no mesmo dia.
Cyrille Cohen, chefe do laboratório de imunoterapia da Universidade Bar-Ilan, disse: "Isso acontece por uma razão muito simples. Depois de tantos pacientes, a enfermeira, acostumada a às vezes injetar todo o conteúdo do frasco - não para essa vacina, mas em geral - se engana e pega todo o composto. Estou surpreso que tenha acontecido apenas duas vezes."
Cohen também disse que não há problema em receber uma dose tão alta da vacina, pois a Pfizer administrou de 3 a 4 vezes a mais do que a dose regular durante seus testes clínicos.