CURIOSIDADES

Estátua de Clarice Lispector amanhece rodeada de lixo no Rio, e web reage com indignação

A obra fica no Leme, no Rio de Janeiro; escritora completaria 100 anos em 2020

Estátua de Clarice Lispector amanheceu rodeada de lixo no bairro do Leme, Rio de Janeiro - Reprodução/Twitter/Célio Albuquerque
Estátua de Clarice Lispector amanheceu rodeada de lixo no bairro do Leme, Rio de Janeiro - Reprodução/Twitter/Célio Albuquerque

Redação Publicado em 26/09/2020, às 16h31

A estátua erguida em homenagem a escritora Clarice Lispector no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, amanheceu rodeada de sujeita neste sábado (26/09). As fotos do descaso rodaram as redes sociais e deixaram muita gente indignada.

Lispector, considerada uma das maiores escritoras da história da literatura brasileira, completaria 100 anos em dezembro de 2020. O monumento foi criado por Edgar Duvivier e inaugurado em maio de 2016. O local foi escolhido por ter sido a morada de Clarice durante 12 anos de sua vida, junto a seu cachorro Ulisses, que também ganhou uma estátua no mesmo local.

Segundo informações disponíveis, houve uma festa durante a madrugada no mesmo mirante, de frente para o mar, onde está instalada a obra em homenagem a Clarice. No entanto, não houve qualquer cuidado em limpar a área depois da comemoração -- vale lembrar que aglomerações estão proibidas em todo o país por conta da pandemia do novo coronavírus.

No Twitter, o nome de Clarice Lispector chegou a figurar entre os mais comentados durante a tarde de hoje, com vários internautas perplexos e indignados com o estado do local.

"Que tristeza", disse uma delas. "Assim caminha o Rio de Janeiro... cidade da beleza e do caos! Assim amanheceu hoje a estátua da Clarice Lispector, localizada no Leme, no Rio de Janeiro. Uma tristeza enorme vê-la desse modo, rodeada de descaso e falta de educação", escreveu outro, compartilhando o clique.

Um outro expressou sua irritação em uma curta frase: "O Rio está largado. O Rio acabou", disse.

Até o momento, a Prefeitura do Rio de Janeiro, comandada por Marcelo Crivella (PRB), ainda não se manifestou sobre o assunto.