CINEMA

Diretor de Os Vingadores detona sexismo dos filmes de super-heróis: “Pessoas estúpidas”

Joss Whedon, diretor dos dois primeiros filmes de Os Vingadores. Crédito: Reprodução/Vídeo Joss Whedon, diretor de Os Vingadores e Os Vingadores 2: A Era de

Joss Whedon, diretor dos dois primeiros filmes de Os Vingadores. Crédito: Reprodução/Vídeo
Joss Whedon, diretor dos dois primeiros filmes de Os Vingadores. Crédito: Reprodução/Vídeo

Redação Publicado em 28/01/2015, às 18h13

Joss Whedon, diretor de Os Vingadores e Os Vingadores 2: A Era de Ultron, resolveu se pronunciar contra o “sexismo intratável” dentro da indústria cinematográfica dos quadrinhos.

Whedon enfatizou a importância da Marvel de reverter essa tendência, em entrevista ao site especializado Digital Spy no set de A Era de Ultron no final do ano passado. A conversa aconteceu dois meses antes do estúdio anunciar os filmes da Capitã Marvel, uma agente da CIA que tem contato com uma raça alienígena e ganha poderes sobre-humanos, e da já conhecida Mulher Maravilha.

“É um fenômeno na indústria que chamamos de ‘pessoas estúpidas'”, disse Whedon. “Há uma teimosia genuína, um sexismo intratável e uma misoginia à moda antiga ainda”.

“Você ouve ‘Ah, [os super-heróis do sexo feminino] não funcionam por causa destes dois filmes ruins que foram feitos há oito anos’, há sempre uma desculpa”, continuou.

Whedon, cujo próprio projeto de adaptação de Mulher Maravilha foi publicamente cancelado depois de anos de desenvolvimento do roteiro, passou a elogiar Jogos Vorazes. Ele acredita que o filme é uma prova de que blockbusters liderados por mulheres podem ser uma perspectiva financeira.

“Jogos Vorazes tem uma estrutura diferente e estética, em certa medida, mas essas narrativas onde as pessoas são maiores do que a vida e eles estão em terríveis circunstâncias, é tudo parte do mesmo gênero”, disse ele.

“Marvel está em posição de entrar nesse mercado simplesmente por fazer um filme [com protagonista feminina], que eu acho uma atitude louvável”, comentou.

“Mas tem que ser um bom filme, tem que ter uma boa personagem, e a maioria dos melhores personagens da Marvel são de propriedade da Fox, vamos admitir!”, finalizou.

Vale lembrar que Os Vingadores 2: A Era de Ultron tem lançamento marcado para 30 de abril no Brasil.