CCXP

CCXP 2021: Laerte fala sobre sua carreira: "Não imaginava que podia ser uma profissão"

Laerte Coutinho foi a homenageada na CCXP Worlds 21, que começou neste sábado (04/12)

Laerte Coutinho foi a homenageada do ano na CCXP Worlds 2021 - Foto: Reprodução / CCXP
Laerte Coutinho foi a homenageada do ano na CCXP Worlds 2021 - Foto: Reprodução / CCXP

Redação Publicado em 04/12/2021, às 15h25

A cartunista Laerte Coutinho foi a grande homenageada da CCXP Worlds 21, que começou neste sábado (04/12), ainda de forma virtual devido à pandemia do novo coronavírus. Em entrevista, ela falou sobre a profissão e a situação do país atualmente.

"Eu não decidi isso, eu vou trabalhando meio que por instinto, ainda quando mais jovem eu pensava em fazer teatro, cinema. Eu gostava de desenhar, eu não imaginava que podia ser uma profissão", começou ela ao responder sobre o começo de sua carreira.

Em seguida, afirmou que não costuma ter apego emocional à sua obra. "Eu costumo me identificar, e me apegar ao trabalho que estou fazendo naquele momento. Depois eu não ligo muito", relatou a cartunista.

Sobre inspiração para criar, Laerte disse que se municia da realidade. "Eu leio, vejo filmes, eu converso com as pessoas, eu vejo jornal. E isso tudo funciona com uma chuva de elementos para a gente pensar, uma chuva de alimentos para o cérebro".

Questionada pelos apresentadores sobre as mudanças em sua área de criação através dos anos, Laerte destacou a existência dos meios digitais como parte importante do progresso na área. "A existência de comunicação digital é uma mudança importantíssima. A velocidade de comunicação e publicação", frisou.

Por fim, ela afirmou que os artistas precisam entender o momento político do país para tratar desses temas em suas obras. "O papel de artista depende muito do conhecimento do artista", frisou Laerte, que fez extensas críticas ao governo Jair Bolsonaro (PL-RJ).

Todos os anos, a CCXP homenageia figuras de destaque no mundo do entretenimento. Em anos passados, receberam a distinção nomes como Mauricio de Sousa, Frank Miller, Renato Aragão, Fernanda Montenegro, Chris Columbus, Cao Hamburger e Neil Gaiman.

Nas redes sociais, o público se encantou com a participação de Laerte no evento: