"Seu sonho era vestir a farda feminina": Primeira mulher trans nas Forças Armadas vira tema de documentário

Maria Luiza da Silva é a primeira militar reconhecida como trans na história das Forças Armadas Brasileira

Redação Publicado em 19/11/2020, às 08h07

O documentário 'Maria Luiza', dirigido por Marcelo Díaz, estreia nesta quinta feira (19/11) em São Paulo - Foto/Reprodução/Cristiano Mariz

Maria Luiza da Silva é a primeira militar reconhecida como transexual na história das Forças Armadas Brasileira e virou tema de documentário. De acordo com o diretor, Marcelo Díaz, sua trajetória vai muito mais além. 

O documentário 'Maria Luiza' estreia nesta quinta-feira (19/11) em São Paulo, antes de ser exibido para outras plateias do Brasil. 

A história de Maria começa em Goiás, na cidade de Ceres, onde nasceu como José Carlos. Prestou o serviço militar,mesmo que nunca tenha se reconhecido na figura masculina, entrou para a Força Aérea Brasileira, onde permaneceu durante 22 anos. Casou-se e teve uma filha. 

Maria, ao revelar seu desejo de mudar o gênero, buscou tratamento com psicólogos e médicos quando recebeu o diagnóstico de transexual. Em 2000, dois anos depois, foi obrigada a se aposentar por invalidez. Maria Luiza acionou o Ministério Público buscando seus direitos e apenas sete anos depois conseguiu o que, até então, era inédito no Brasil. Foi emitida sua nova identidade militar como Cabo Maria Luiza.

Até que o diretor conseguisse finalizar o documentário, foram dois anos gravando e diversos encontros. Aos 59, apesar das conquistas, Maria, que vive hoje em uma cidade satélite de Brasília, não conseguiu realizar um dos seus desejos: "Um grande sonho de Maria Luiza era vestir a farda feminina e eu queria muito registrar isso de alguma forma. Mas a realidade às vezes é mais dura. Maria Luiza não pode voltar à ativa e usar a farda feminina", revelou Marcelo Díaz ao portal gay.blog.br.

maria luiza da silva trans maria luiza da silva trans forças armadas maria luiza da silva

Leia também

Mulher Maravilha 1984 estreará nos cinemas e na HBO Max em dezembro


Você: Tati Gabrielle e mais 10 atores entram para elenco da série da Netflix


Jamie Lee Curtis oficia casamento de fã em estado terminal


Jungkook, do BTS, é eleito "homem internacional mais sexy" de 2020


Kurt Russell diz que famosos não devem dar opiniões políticas: "Somos bobos da corte"


Andressa Suita se contorce em ensaio fotográfico para garantir pose: "Tudo por um click perfeito"