Ex-bailarina do Faustão relata racismo em shopping paulista: “Me senti coagida”

Carol Tozaki, ex-Bailarina do Faustão, diz que sofreu racismo em shopping em São Paulo

Redação Publicado em 04/11/2021, às 10h04

Carol Tozaki fez um desabafo em sua conta no Instagram - Foto: Reprodução / Instagram

A ex-bailarina do Faustão, Carol Tozaki, desembarcou em São Paulo após passar por uma temporada em Londres, sua segunda casa. Em poucas horas pela capital paulista, a modelo contou uma situação preconceituosa ao visitar o Shopping Iguatemi.

"Oi, gente! Tudo bem? Agora mais cedo eu passei aqui, estava superfeliz, supercontente de estar aqui em São Paulo, mas parece que, realmente, alegria de pobre dura pouco. Venho aqui falar com vocês de uma coisa que aconteceu comigo hoje no shopping e que me deixou muito triste, do fundo do meu coração. Esse é um dos motivos pelo qual amo São Paulo, mas, ao mesmo tempo, não tenho vontade de ficar aqui, de morar aqui no Brasil, porque as pessoas aqui são muito racistas e preconceituosas", contou ela em uma série de vídeos no Stories de seu Instagram.

Não importa se você tem dinheiro, se tem condição. Vim aqui no Shopping Iguatemi e fiquei muito triste, me senti coagida, na verdade. Porque você pode estar vestida do jeito que você for, pode estar de relógio caro, de bolsa cara, você pode ter condições de vir aqui comprar e as pessoas sempre vão te tratar 'menos', não vão te atender direito pela cor da sua pele. E vai ter um monte de gente que vai falar que é mimimi. Mas não é. Eu vim aqui porque eu precisava comprar uma jaqueta de couro para mim e falei: 'Vou no Shopping Iguatemi porque com certeza lá vai ter'.

Ela prosseguiu: "Entrei na Animale, que é uma marca que gosto muito, e senti o desprazer de ser atendida por pessoas que parece que não queriam me atender. Na cabeça delas, elas achavam que eu não iria comprar. Isso me dói muito. Porque sei, desde quando entrei dentro do shopping, teve até um momento que eu pensei assim: 'Será que eles estão me achando bonita?'.

"Me senti muito mal, fiquei muito triste, eles acabaram com o meu dia porque é muito ruim você ir em um lugar e querer comprar, fazer as coisas e as pessoas não te atenderem bem, ficarem te olhando dos pés à cabeça", lamentou. "Andando no shopping os seguranças ficam olhando para você e isso é muito ruim. Esse é um dos motivos pelos quais o Brasil não vai para frente, porque é um país muito preconceituoso. Essa classe alta do Brasil e até quem é classe média que acha que é alta também é muito triste. Já quero voltar para Londres, não quero mais ficar aqui", relatou.

Por fim, Carol desabafou: "Estou indo para casa, mas fiquei muito triste, abalada e indignada. Em um país com essa miscigenação e as pessoas têm essa cabeça. Eu só me arrumei assim para ir em um shopping, em um médico, em qualquer lugar, porque eu estou em São Paulo, porque eu estou no Brasil. Porque fora dele, eu vou normal, do meu jeito. Sou tratada diferente. Aqui as pessoas são preconceituosas. As pessoas vão te julgar pela sua pele e pelo jeito que você está vestido".

O CENAPOP entrou em contato com o Shopping Iguatemi e com a marca citada por Carol. Assim que houver retorno, será acrescentado no fim da matéria.

Bailarina do Faustão Carol Tozaki

Leia também

Nando Reis revela que música composta nos anos 90 é sobre seu término com Marisa Monte


Larissa Manoela usa redes sociais para comentar sobre seus sentimentos: "Do time que prefere mostrar"


Grazi Massafera cita Big Brother e preconceito ao se despedir da TV Globo: “Fui forte e destemida”


Jennifer Lopez exibe barriga definida em apresentação no Hall da Fama do Rock & Roll


Ticiane Pinheiro compartilha clique de Rafa Justus recebendo a segunda dose da vacina contra covid-19


Gabriela Pugliesi desabafa sobre arrependimento por ter se casado: "Era imatura"