Por que famosos e hot influencers estão com crise de ansiedade?

Eduardo Graboski Publicado em 03/10/2023, às 16h40

Famosos e hot influencers estão dando um tempo na carreira para cuidar da saúde mental - Foto: Reprodução/ Instagram

Só na semana passada, quatro hot influencers – essas que fazem conteúdo sensual – anunciaram a saída dessas plataformas. Três delas assumiram, com todas as letras, que estão passando por crises de ansiedade e até de personalidade. 

Na mesma linha, famosos decidiram falar abertamente sobre saúde mental. E alguns deram um tempo na carreira. Wesley Safadão é um deles. O humorista Matheus Ceará, de A Praça é Nossa (SBT) também chegou a fechar a agenda e cancelar compromissos recentemente.

Mel Maia, a atriz que é ex de MC Daniel, é outra famosa que assumiu suas crises. Com uma rotina extremamente agitada, passou a lidar com ansiedade e insônia. Tatá Werneck, Preta Gil e Giovanna Ewbank também já passaram por isso. E contaram publicamente.



Além delas, Luísa Sonza desativou suas redes sociais depois de toda a polêmica envolvendo a traição do seu ex-namorado, Chico. Ela não deixou claro o motivo de se afastar da web. Mas é nítido que a cantora está passando por uma turbulência emocional. Aliás, ela mesma já falou sobre saúde mental no passado.

Mas, o que está por trás de tudo isso? Por que famosos e influencers +18 estão com crise de ansiedade? 

Longe de ser especialista, precisamos falar sobre isso. E trazer uma reflexão, talvez até superficial, sobre esse tema. Serve mesmo para alertar, para mostrar que essa realidade está mais próxima do que imaginamos.

É verdade que a população está mais ansiosa, sofrendo com a depressão. Os órgãos de saúde confirmam isso. Seja pelas preocupações do dia a dia, pelos inúmeros compromissos e correria, pelas comparações ou até pela vida virtual, as pessoas estão mais vivendo mais turbulências emocionais. 

E com os famosos não é diferente. É natural que mais casos venham à tona. Imagine só: Wesley Safadão, por exemplo, deve viver na pressão de fazer shows impecáveis, tem a responsabilidade de manter uma equipe gigantesca, ajudar e cuidar a família, zelar e acompanhar o crescimento dos filhos, dar atenção para os fãs e estar sorrindo o tempo todo. Não é uma tarefa fácil...

Chega um momento em que o artista grita por tempo e liberdade. Ele quer deixar de ser famoso para fazer “coisas normais”, ter uma vida mais tranquila. É natural que isso aconteça quando um famoso está em alta, no auge. Talvez seja o preço do sucesso.

É nesse momento que ele precisa colocar o pé no freio. Equilibrar a vida artística com a pessoal, priorizar compromissos, tirar um tempo para lazer e ressignificar as coisas fora do palco, fora de cena.

Já no caso das hot influencers, falta preparação mental. A maioria entrou nas plataformas de uma hora para outra, sem pensar em nada. Se jogaram num abismo sem estratégia, apenas pensando na grana – que não é tão fácil como muitas imaginam.

É por isso que criadoras +18 também estão “pirando”. A exposição é grande. As brigas familiares também. O conflito de personalidade muitas vezes é inevitável. Tudo isso pesa.

Imagine só: a influencer se lança pensando só no dinheiro, expõe toda a sua intimidade e não consegue um resultado tão positivo assim. Enfrenta brigas, preconceitos e até crises internas. Ela quer sair disso, mas não enxerga muitas possibilidades. Tudo vira um dilema. 

Além disso, ainda tem o desejo de engatar algum relacionamento ou outro trabalho, mas sente que sua imagem está manchada – mas, será mesmo? Começam então as crises de ansiedade. A incerteza do que fazer, o futuro que parece não ter mudança e o medo da rejeição pairam sobre algumas.

São situações como essa que levam influencers a se afastarem das plataformas e a terem crises. Isso sem considerar a comparação com “concorrentes” e a busca sem limites por visibilidade, exposição e dinheiro. É o famoso vale tudo. E será que vale mesmo?

É triste ver tantos casos assim. Mas é importante falar sobre, principalmente como alerta. Famosos ou anônimos, todos precisam de ajuda para manter a saúde mental em dia. Mais do que nunca, é necessário encontrar equilíbrio entre carreira e vida pessoal. 

Que assim seja!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.

saúde mental Eduardo Graboski

Leia também

Luísa Sonza perde sua verdade e essência ao fazer “desabafo marketeiro” na TV


Em “A Fazenda”, Rachel Sheherazade talvez queira mesmo trocar o jornalismo pelo entretenimento


Casamento à vista? Marcelo de Carvalho recebe “sinal” em viagem na Itália


“Cópia” de Brooklyn 99, série com Leandro Hassum é besteirol que faz rir


Se fosse para “A Fazenda”, Maíra Cardi seria a primeira eliminada


Social: invadimos o red carpet do Baile do BB para mostrar os famosos