FAMOSOS

Paula Fernandes desabafa e fala sobre “travada” em dueto com Andrea Boccelli: “Rola é uma perseguição pesada comigo”

Paula Fernandes e Andrea Bocelli fizeram dueto em show em São Paulo - Foto: Reprodução/ Instagram Paula Fernandes deu sua primeira entrevista oficial após a

Paula Fernandes e Andrea Bocelli fizeram dueto em show em São Paulo - Foto: Reprodução/ Instagram
Paula Fernandes e Andrea Bocelli fizeram dueto em show em São Paulo - Foto: Reprodução/ Instagram

Redação Publicado em 19/10/2016, às 14h08 - Atualizado às 14h35

Paula Fernandes deu sua primeira entrevista oficial após a polêmica apresentação ao lado do tenor italiano Andrea Boccelli, em São Paulo, na última quinta-feira (13/10).

Na terceira música do show, a artista cantou apenas a primeira parte da música Vivo Per Ella, e acabou sendo duramente criticada por sua “travada” performance.

À coluna de Bruno Astuto, da revista Época, Paula contou que sofre perseguição, e que tudo não passou de um erro de comunicação entre artistas e produção.

“Emocionada eu estava, mas travada nunca. Me preparei para isso. O que rola é uma perseguição pesada comigo, em que sempre superdimensionam o que eu faço. Sou uma profissional séria e mereço respeito”, disse.

A confusão, segundo explicou ao jornalista, aconteceu por causa de um mal entendido. Paula Fernandes contou que foi escalada para cantar os dois primeiros versos da música, e que a soprano Maria Aleida faria a parte mais aguda.

Paula Fernandes cantou apenas os dois primeiros versos da canção – Foto: Reprodução

“Naquela tarde, eu havia ensaiado com o maestro três canções, uma minha, uma com ele, “Canção da terra”, e, na hora do ‘Vivo por ella’, era impossível eu fazer a parte aguda, porque sou contralto. Então o produtor do espetáculo separou os dois primeiros versos para eu cantar, e me disse que a soprano faria a parte mais aguda”, explicou.

A sertaneja continuou explicando que Andrea não soube da mudança e também foi pego de surpresa:

“Na hora em que eu estava na coxia, praticamente entrando no palco, alguém me disse que a soprano estava com dor de garganta e não poderia cantar. Eu perguntei: ‘O Andrea está sabendo?’. Disseram que sim, mas ele não sabia. Na hora H, eu cantei os dois versos, ele não sabia, e ficou aquele silêncio. Ou seja, o que aconteceu foi uma desorganização da produção. Nem sei se ela estava doente, estou relatando o que me foi passado. O que eu vi é que ela pronta, arrumada, foi lá para trabalhar. Mas não subiu ao palco”, completou.

Em outro trecho da entrevista, Paula contou que está bastante chateada com as críticas, e que é preciso parar com a cultura de crucificação:

“Estou, sim [chateada], e decidi falar sobre isso, porque é preciso dar um basta nessa cultura de crucificação. Volta e meia dizem que eu sou antipática, metida; o que eu sou é reservada, caseira, discreta e tímida. Não crio um personagem para o público, procuro levar minha carreira de uma forma profissional e honesta. Não sou vaselina, sou autêntica. Antigamente, isso era uma qualidade, mas, neste tempo de evasão de privacidade, discrição virou ofensa, é muito louca essa inversão de valores”, explicou.

A cantora ainda contou à publicação que era impossível improvisar no momento: “Não posso improvisar num tom que não é a minha região. E ainda tem o fato de eu achar que o Andrea tinha sido avisado de que a soprano não cantaria”, completou.

Outro lado da história

Citada por Paula Fernandes como a terceira voz a entrar na música Vivo per Ella, a soprano Maria Aleida fez um post em sua página no Instagram para dizer que não havia sido escalada para a apresentação em São Paulo.

“Minha consciência está limpa, eu nunca abandonei o palco ou deixei de fazer o meu trabalho. Esta canção, Vivo Per Ella, nunca foi um trio. Que me deixem em paz, que eu não tenho nada a ver com a outra que congelou no palco e não cantou. Ela não sabia a música. Nem ela, nem a outra. Chegaram ao ensaio lendo a letra da música em um papel. Uma falta de respeito total com Andrea”, compartilhou.

O post rendeu comentários de seguidores pedindo para a soprano se desculpar, mas a artista não se pronunciou mais sobre o assunto.

Comunicado oficial

Paula Fernandes afirmou ter feito o que foi combinado com a produção do espetáulo – Foto: Reprodução

Após as constantes críticas, Paula Fernandes divulgou um comunicado oficial em suas páginas nas redes sociais em que volta a culpar a produção do espetáculo pelo mal entendido.

“Uma noite de lindas emoções marcaram a apresentação do inesquecível dueto de Paula Fernandes e Andrea Bocelli. Foram três musicais com participação da cantora: “Além da Vida”, uma composição de Paula e Victor Chaves, “Canto Della Terra” e “Vivo Por Ella” (ambas compostas por Bocelli). Todos executados com muita sensibilidade e sintonia.

O último, “Vivo por Ella”, inclusive, foi interpretado pela Paula exatamente como o ensaiado e esperado. Haveria, neste caso, mais uma participação, cancelada no momento em que Paula entrou no palco, por questão de saúde.

Com isso, nem Paula, nem Bocelli tiveram a oportunidade (tempo) de ajustarem nova formação da canção. Fato que gerou um aparente desencontro musical. O que, em nada, muda o sentimento e a honra de terem, Paula e Bocelli, dividido o mesmo palco”.

Veja o momento em que Paula deixou de cantar: