Tablóide

Tartarugas usam tela sensível ao toque para pedir morangos

Tartaruga olha para o símbolo exibido na tela de toque - Créditos: Reprodução/ YouTube As tartarugas de pés vermelhos foram os animais escolhidos por

Redação Publicado em 05/08/2014, às 12h07 - Atualizado em 27/01/2015, às 11h08

As tartarugas de pés vermelhos foram os animais escolhidos por pesquisadores da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, e da Universidade de Viena, na Áustria, para um experimento interessante.

Segundo artigo publicado pela revista New Science, os bichos aprenderam a usar a tela de toque para pedir morangos e outras guloseimas.

LEIA MAIS:Santuário de animais permite que crianças nadem com crocodilos
LEIA MAIS:Urso resgata pássaro que estava se afogando em zoológico
LEIA MAIS:Após inundação, shopping vira santuário de peixes na Tailândia

A ideia do experimento era aprender mais sobre as técnicas de navegação das tartarugas, e mostrar às pessoas que o animal não é preguiçoso e desinteressado.

“É muito comum as pessoas pensarem que tartarugas são bichos inertes, estúpidos e desinteressados. Esse experimento mostra que são mais complexos”, explicou a líder do estudo, Anna Wilkinson.

Um vídeo mostra como foi conduzida a experiência. Em uma baia, as tartarugas tocam elementos exibidos na tela com nariz para pedir alimento.

De acordo com Anna, a velocidade de aprendizado é a mesma dos ratos e pombos.

“A velocidade de aprendizado é similar a dos pombos e ratos. Já fiz o mesmo experimento com cães, e posso afirmar que as tartarugas se saem melhor na tarefa”, disse.