Maior inseto aquático do mundo é encontrado em montanha na China - Créditos: Reprodução/ Insect Museum of West China Encontrado em uma montanha de Chengdu, na
Redação Publicado em 24/07/2014, às 14h35 - Atualizado em 25/07/2014, às 12h04
Encontrado em uma montanha de Chengdu, na província Sichuan (China), este novo espécime que pertence à família Megaloptera pode ser o maior inseto aquático do mundo. Com visual monstruoso, suas asas medem 21 cm de um lado ao outro.
A família Megaloptera inclui cerca de 300 espécies de insetos. O nome descreve insetos que possuem asas (ptera) grandes (megal) em comparação com seus corpos.
Este espécime encontrado supera (em tamanho de asa) os outros insetos desta ordem.
De acordo com cientistas membros da Scientific American, a família Megaloptera não é muito conhecida. Sabe-se que os insetos se desenvolvem inicialmente submersos, e deixam a água somente na fase de pupa, perto da fase adulta.
LEIA MAIS:Ciclista decola após colidir com carro; veja
LEIA MAIS:Fotógrafo invade as ondas e faz cliques incríveis
Insetos desta ordem podem ser encontrados em lagoas, lagos e pântanos. Suas mandíbulas grandes não são usadas para comer, apenas para atrair a fêmea. Sua picada pode romper a pele.
A vida termina poucos dias após tornarem-se adultos. Os Megaloptera aproveitam o período para acasalar e produzir novas larvas.
Antes deste achado, o maior inseto aquático do mundo era uma libélula sul-americana que possui envergadura de 19 cm.
COLUNISTAS