NETFLIX

Milagre na Cela 7: Explicamos o final do filme (com spoilers) que está fazendo todo mundo chorar

Muita gente não entendeu bem o que aconteceu, mas chorou mesmo assim

Explicamos o final de Milagre na Cela 7, filme turco que está fazendo todo mundo chorar - Foto: Reprodução / Netflix
Explicamos o final de Milagre na Cela 7, filme turco que está fazendo todo mundo chorar - Foto: Reprodução / Netflix

Redação Publicado em 15/04/2020, às 13h01

O filme Milagre na Cela 7 atingiu, na última quarta-feira (15/04), o primeiro lugar entre os filmes mais vistos da Netflix nesta semana.

A repercussão extremamente positiva do filme fez com que muita gente prestasse atenção nesse longa turco, que mesmo sem dublagem em português conquistou a audiência brasileira.

No entanto, muita gente acaba confusa com o final do filme. Por isso, o CENAPOP explica para você o que aconteceu realmente, para que você possa capturar a linda mensagem que o longa passa.

Por isso, fica desde já o aviso: este texto tem spoilers. Se você ainda não assistiu, temos ainda um crítica sem spoilers, produzida em parceria com o Canal Cinco Tons. Para quem já viu, contamos 5 curiosidadesa respeito do filme.

 

 

Cena do filme Milagre na Cela 7 - Foto: Divulgação/ Netflix 

 

O Enredo

Muita gente não entendeu porque aquele senhor resolveu ser enforcado no lugar de Memo, o protagonista da história. Como se sabe, Memo tem deficiência intelectual, o que faz com que ele tenha atitudes compatíveis com a de uma criança.

Mesmo assim, ele engravidou uma moça. O resultado foi Ova, sua filha que é completamente apaixonada pelo pai, mesmo sofrendo bullying de seus colegas na escola por causa da deficiência que ele possui. É ela quem ajuda a encontrar uma testemunha para provar que o pai é inocente da acusação que o levou a prisão: o assassinato da filha de um militar turco.

Memo foi encontrado com a menina morta e ensanguentada em seu colo. Na verdade, ele queria ajudá-la, mas mesmo alegando inocência, ele foi usado como bode expiatório e condenado à morte.

Na prisão, Memo - que não era querido pelos outros presos - tem sua história descoberta por eles e passa a se tornar amigo dos companheiros de cela. Com o passar do tempo, entenderam que ele não tinha mesmo como ser o culpado pela morte da filha do poderoso chefe da região.

 

Cena do filme Milagre na Cela 7 - Foto: Divulgação/ Netflix

 

A reviravolta

Eles ajudam a colher provas da inocência de Memo, mas a única testemunha é morta pelo pai da menina assassinada. Com isso, a morte de Memo fica cada vez mais próxima, e por um crime que ele não cometeu.

No entanto, um senhor preso na mesma penitenciária que Memo começa a se tornar uma figura-chave na trama. Ele fica sempre no canto, observando uma árvore desenhada na parede. Quando a filha de Memo, Ova, vai visitar o pai na cadeia, nota esse senhor e reconhece a tal árvore. Ele - que se chama Yusuf Aga - então percebe que é avô de Ova, pai da menina que Memo engravidou.

Ele está preso por matar a mãe de Ova (ou seja, sua própria filha), e já perdeu a vontade de viver. Um pouco antes no filme, um outro preso sugere a Yusuf que ele ajude crianças para compensar a maldade que fez.

Entendendo toda a situação, Yusuf se oferece para morrer no lugar de Memo. Dessa forma, ele ajuda uma criança - a própria neta - e ainda faz outra boa ação ao libertar o pai de Ova, que é comprovadamente inocente.

Yusuf toma a decisão como uma forma também de se desculpar com Memo, por ter tirado a vida da namorada dele. Antes da morte, Yusuf deixa "aquele" presente para Ova.

 

Cena do filme Milagre na Cela 7 - Foto: Divulgação/ Netflix

 

O fim

No momento da execução, os guardas trocam Memo por Yusuf no último minuto. Os homens que levaram Ova para a prisão, que são capangas do pai da menina morta, sofrem um acidente de carro proposital para impedir que ele participe da execução e não perceba a troca. Então, Yusuf é enforcado.

Para justificar a falta de Yusuf na prisão, o diretor do local avisa que ele escapou e coloca os guardas para procurá-lo. Ao mesmo tempo, ele coloca Memo em um carro e o tira da penitenciária, levando-o de volta para a filha.

Após a emocionante reunião, pai e filha entram em um barco providenciado pelo diretor da prisão. Nele, encontram uma reportagem sobre como fugir do país para escapar da violência policial. Entende-se, então, que eles começarão uma vida nova em outro lugar.

O tempo passa, e encontramos Ova já crescida, usando seu vestido de noiva, segurando a caixa de fósforos deixada como presente por Yusuf. Não vemos Memo, mas entendemos que ele conseguiu escapar ao lado da filha e juntos construíram sua história longe dali.