Geek

Raro exemplar do livro de Harry Potter comprado em sebo é vendido por £ 28 mil

Raro exemplar do livro de Harry Potter comprado em sebo é vendido por £ 28 mil - Foto: Reprodução O jornal The Sun publicou, na semana passada, a história de um

Raro exemplar do livro de Harry Potter comprado em sebo é vendido por £ 28 mil - Foto: Reprodução
Raro exemplar do livro de Harry Potter comprado em sebo é vendido por £ 28 mil - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 27/01/2020, às 12h51 - Atualizado às 12h56

O jornal The Sun publicou, na semana passada, a história de um exemplar raríssimo de uma das primeiras edições de Harry Potter e a Pedra Filosofal que fez a alegria de um homem que comprou o livro em um sebo e acabou ganhando uma bolada.

Segundo a imprensa britânica, o homem – que não teve seu nome identificado – comprou o livro em um sebo pelo preço equivalente a R$ 1,30. O que ele não sabia é que a edição era um dos 500 exemplares iniciais do primeiro livro da saga do bruxinho, sendo que 300 deles foram distribuídos em bibliotecas do Reino Unido.

Pela raridade, o livro foi vendido em um leilão e rendeu £ 28 mil, equivalente hoje a R$ 153 mil.

“Eu não consigo acreditar. É o que eu esperava, mas jamais realmente acreditei que o meu livro chegaria nesse preço”, disse o homem através de um comunicado divulgado pela casa de leilão que vendeu a obra. De acordo com assessores da casa de leilão, ele utilizará o dinheiro para reformar sua casa.

O livro tem algumas peculiaridades típicas de primeiras impressões: a palavra “filosofal” aparece escrito de forma incorreta na quarta capa e a palavra “varinha” aparece repetida na página 53. Além disso, o nome da autora nesta edição é grafado como Joanne K. Rowling, que na edição seguinte já foi escrito como o conhecemos hoje: J. K. Rowling.