FAMOSOS

Wagner Moura diz ter insistido para falar português em série: "Achei que era mais orgânico"

Wagner Moura interpretou Dan Velazquez na série "Iluminadas"

Ator disse que diretora preferia manter raízes porto-riquenhas do livro homônimo - Foto: Reprodução
Ator disse que diretora preferia manter raízes porto-riquenhas do livro homônimo - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 18/04/2022, às 08h56

Wagner Moura, intérprete de Dan Velazquez na série Iluminada, da Apple TV+, contou sobre ter insistido para que seu personagem pudesse falar português na produção, e afirmou que "falar português é bom demais". 

Em entrevista ao jornal O Globo, o ator relatou que insistiu para que Silka Luisa, encarregada pela série, pudesse inserir o português nas falas de seu personagem. Ela, no entanto, preferia manter raízes porto-riquenhas de Dan do livro homônimo. 

Inspirada na obra, a história homenageia os antepassados dominicanos: "Para Silka, essa coisa do Caribe era muito forte, mas eu pedi que Dan fosse brasileiro. Ela ficou meio “assim”, mas achei que era mais orgânico. E também porque eu queria falar português numa série americana", diverte-se. Já Silka admitiu que foi o primeiro debate que os dois tiveram e agradeceu ao artista pela proposta:

"Ele dizia: "Me deixa falar português, manter o meu sotaque". No fim das contas, tinha toda a razão", disse. Elizabeth Moss, que também está no elenco, ainda revelou que a reunião contou com ela, a diretora Michelle MacLaren, além de três chefes do programa: "Quando acabou a reunião, falamos: ‘Não podemos perdê-lo. Temos de fechar com ele imediatamente". Michelle, uma das produtoras da famosa série Breaking Bad, revelou que não conseguia imaginar outra pessoa no papel de Wagner:

"Ele está brilhante no terceiro episódio. Quero dizer, está ótimo em todos, mas esse me deixou de queixo caído". Moura virou amigo da equipe nos bastidores da produção, com quem chegou a contar sobre as dificuldades para o lançamento de Marighella no Brasil. O filme é a estreia dele como diretor. O longa chegou a ser adiado diversas vezes e ele afirmou que considera a atitude como uma censura: "É difícil para eles entenderem o que é o Brasil de hoje. Eles pensavam: 'Como um filme está sendo proibido?'. Fico pensando o que passa na cabeça deles. É tudo tão louco que é difícil dividir. Mesmo eles tendo passando pelo Trump e de a coisa aqui não estar bem", disse.

Morando nos Estados Unidos, o artista está atualmente gravando um roteiro do diretor Alex Garland, responsável por produções como Ex-Machina (2014) e Aniquilação (2018). Além da série, ele também poderá ser visto atuando em The Gray Man com Chris Evans e Ryan Gosling, na Netflix.