FAMOSOS

Viola Davis foi chamada pelo nome da empregada de diretor: "Violências que acontecem o tempo todo"

Viola Davis relatou que diretor a chamou pelo nome de sua empregada e desabafou sobre racismo

Estrela comentou sobre preconceitos sofridos durante os quase 30 anos de carreira - Foto: Reprodução / Instagram @violadavis
Estrela comentou sobre preconceitos sofridos durante os quase 30 anos de carreira - Foto: Reprodução / Instagram @violadavis

Redação Publicado em 20/05/2022, às 09h53

Viola Davis relembrou situações constrangedoras e desabafou sobre ter sofrido racismo nos quase 30 anos de carreira, ao falar que diretor a chamou pelo nome da empregada doméstica dele.

Durante conversa com a revista Variety, durante o Festival de Cannes, Viola relatou o ocorrido com o cineasta, que já a conhecia há 10 anos: "Eu tive um diretor que fez isso comigo... e eu descobri que foi porque era o nome de sua empregada."

"Eu tinha cerca de 30 anos na época, então foi há algum tempo. Mas o que você precisa perceber é que essas microagressões acontecem o tempo todo", relatou ela, que não quis mencionar o diretor em questão. 

Vencedora do Oscar por Um Limite Entre Nós (2016), Davis ainda contou que atrizes negras, mesmo muito famosas, recebem menos oportunidades de papéis: "e eu quisesse interpretar uma mãe cuja família vive em um bairro de baixa renda e cujo filho era membro de uma gangue que morreu em um tiroteio, eu poderia fazer isso."

A artista de 56 anos prosseguiu: "Se eu interpretasse uma mulher que está procurando se reinventar viajando para Nice e dormindo com cinco homens aos 56 anos, com a minha aparência, vou ter dificuldade em ir em frente com isso, mesmo sendo a Viola Davis. Vamos ser honestos. Se eu tivesse meus mesmos traços e fosse cinco tons mais clara, seria um pouco diferente."

"E se eu tivesse cabelos loiros, olhos azuis e até um nariz largo, seria um pouco diferente do que é agora. Poderíamos falar sobre colorismo. Poderíamos falar sobre raça. Isso me irrita e já partiu meu coração em vários projetos, os quais não vou citar", ponderou. 

No último mês, Viola fez um desabafo, em entrevista ao jornal New York Times, sobre escutar comentários de outros atores negros de que "não era bonita o suficiente" para viver papel na série How To Get Away with Murder. Davis revelou ter recebido os comentários assim que foi contratada para a produção:  "Um amigo disse a ela que ouviu atores e atrizes, todos negros, dizendo que ela não era bonita o suficiente para dar conta (do papel)", disse.