Apresentadora recorreu ao Instagram para se desculpar com convidada e público
Redação Publicado em 14/06/2022, às 14h41
Apresentadora do É de Casa, da TV Globo, Talitha Morete recorreu ao Instagram, na tarde desta terça-feira (14/06), para se desculpar após ser acusada de ter um comportamento racista com dona Silene, única convidada negra do programa.
Na ocasião, ela pediu para Silene servir cocada aos outros convidados e apresentadores, e o comportamento dela não caiu bem diante do público, que a acusou de praticar racismo estrutural.
“Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa, vai servir todo mundo, Silene”, disse Talitha. Diante da cena, Manoel Soares, também apresentador do programa, se levantou e retirou as cocadas da convidada.
O ‘Vai servir todo mundo’ no #EDeCasa na #globo é um dos momentos mais constrangedores, estruturalmente ‘normalizado’ e abertamente racista. A tentativa da quebra da desordem inversa de valores criadas, só foi possível graças ao único negro ali presente, para além de dona Cilene pic.twitter.com/EBJL2UTl48
— louis (@novellavaga) June 14, 2022
“Vamos fazer o seguinte: eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”, disse ele.
Em seu Instagram, Thalita pediu desculpas para Silene e disse que não há nada que ela possa fazer para “justificar ou minimizar o erro”.
“Fica aqui registrado o meu pedido de desculpas à Dona Silene e a todos vocês. Muito obrigada!”, começou ela, seguindo: “Antes de vir aqui, a primeira coisa que fez foi falar com a Dona Silene e pedir desculpas para ela. Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar”, continuou.
Ver essa foto no Instagram
“Desde sábado, eu tenho refletido sobre o ocorrido. Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso que posso e devo fazer. Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a Dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Muito obrigada. Talitha Morete”, finalizou.
COLUNISTAS