FAMOSOS

Shantal fala sobre parto: "Sabia que era uma violência, mas fiquei congelada"

Shantal Verdelho fez longo desabafo no Stories de sua conta no Instagram nesta segunda (10/01)

Imagem Shantal fala sobre parto: "Sabia que era uma violência, mas fiquei congelada"

Redação Publicado em 10/01/2022, às 19h21

Shantal Verdelho gravou um longo desabafo no Stories de seu Instagram nesta segunda-feira (10/01) para explicar sobre a violência obstétrica que sofreu durante o parto de sua segunda filha com Mateus Verdelho, Domênica.

"As pessoas têm muita dificuldade em assumir erro, pedir desculpas. Se eu vejo que prejudiquei alguém de alguma forma, a minha primeira atitude é ir pedir desculpas e a maioria das pessoas tem a atitude de ficar negando até o fim, tentando achar um erro na outra pessoa, dizer que foi por isso ou aquilo", começou ela.

A influencer prosseguiu: "Se alguém me aponta que sofreu por minha causa eu paro para pensar e dizer que quero mudar porque não quero ser uma pessoa que machuca os outros, eu paro para pensar, mas vejo que tem gente que não para pensar nisso, que acha que está com razão até a morte. E é isso que me preocupa, quando a pessoa erra e acha que não está errada porque isso significa que ela vai continuar fazendo isso com você ou outras pessoas".

"Sobre violência obstétrica, estou recebendo muitas mensagens, queria agradecer demais o apoio de todo mundo, isso é muito importante por dar forças para gente fazer o certo porque é muito desgastante", frisou em seguida.

A gente vive numa sociedade em que o homem rico, branco, poderoso, influente, ele tem soberania da razão então é muito difícil ser mulher e tentar dar um grito contra um sistema que está imaculado até agora, porque esse perfil sempre tem a razão. Mas isso me mostrou que posso fazer alguma coisa para mudar, seja eu passando informação, indicando profissionais que não trabalham nesse modus operandi, que entendem a importância desse momento para uma mulher, que entendem o cuidado que ela merece ter nesse momento de máxima vulnerabilidade.

A partir de então, detalhou como foi o parto de Domênica e como a violência se desenvolveu: "Eu, no meu parto, fiquei com os primeiros sinais de trabalho de parto com contrações de 3 em 3 minutos, durante 48 horas. Estava muito cansada, já estava tão banhada de hormônios que não estava nem ali", recordou.

"Inclusive tem uma parte do meu parto que o médico fala que eu estava fora de mim, não estava entendo nada do que estava acontecendo ali, ele até usou uma expressão que eu não conheço, 'bilubilada', um negócio assim: 'Olha, ela nem está entendendo o que a gente está falando, sente tanta dor que não está aqui mais'. E foi isso que aconteceu, inclusive por isso minha ficha demorou a cair e várias coisas foram fazendo sentido", continuou.

Shantal relembrou a polêmica sobre sua reação quando a menina nasceu: "Não sei se vocês lembram da polêmica quando minha filha nasceu, que falaram que eu não estava emocionada com o nascimento da minha filha e era justamente porque vivi tudo aquilo no parto. Estava esgotada, exausta emocionalmente, na hora que nasceu não dava para estar 'oba, uhul'.

Satisfação ao público

A influencer então explicou o motivo de voltar a tocar no assunto através das redes sociais. "Os vídeos não mentem, não tem como tirar de contexto e em algum contexto aquilo ser válido, não tem como. Graças a Deus a gente tem tudo gravado e mesmo assim é uma situação difícil de peitar porque mesmo assim, pelas características, pode ser que em algum momento eu seja descredibilizada".

"Nem sei se poderia estar falando isso aqui, talvez meu advogado me ligue, me dê uma bronca, mas sinto que deixei vocês muito sem explicações. Rolou a matéria ontem e aqui que é meu canal com vocês deixei sem explicação. Teve muita gente que sofreu e chorou comigo, está doando seu amor para a minha família e sinto que devia uma satisfação", alegou.

Em seguida, disse que falará mais sobre o assunto quando "tudo estiver provado". "A gente vai falando disso aos poucos conforme eu for podendo, mas quando tudo estiver provado e tal, aí eu vou conseguir falar com vocês com tranquilidade, sem medo de represálias, de qualquer ameaça e coisas que possam acontecer e me prejudicar".

"Outra coisa que queria dizer é que demorei para falar sobre esse assunto e tinha muita gente me cobrando que eu tinha que falar, estava nas minhas mãos e isso veio com uma carga muito pesada em cima de mim, que ainda estava vivendo um luto dessa história. E estava me doendo demais ver o rostinho da minha filha em todas as matérias, dizendo que a chegada dela foi horrorosa, porque foi. O fato dela ter vindo para minha vida foi lindo, mas a forma como foi feita essa chegada é que não foi", disse.

E outra coisa, eu sempre li muito sobre obstetrícia, eu sabia que todas essas coisas eram violência obstétrica e mesmo sabendo de tudo, na hora fiquei congelada, não consegui fazer nada contra aquilo porque você está no estado de vulnerabilidade máxima. Quem em sã consciência deixa um médico subir na sua barriga sabendo que aquilo podia estar machucando minha bebê o tempo todo?

"Imagina o desespero para ela, já estava num lugar apertado e alguém apertando daquele jeito? E eu me sentindo muito culpada porque eu sabia que aquela manobra não é indicada mais porque pode machucar o bebê e me machucar, mas nessa hora nem estava me importando com isso, afinal passei três meses de cama para essa menina vir com saúde e no tempo certo, então olha o estado que eu estava ali. Estava entregando a vida da minha filha para quem estava me assessorando na questão médica", Shantal frisou.

Por fim, lamentou o sofrimento que sua filha passou durante o parto. "E mesmo eu sabendo disso, e essa parte me dói muito, de pensar no sofrimento dela na hora e que eu podia ter feito alguma coisa e não fiz, mostra o tanto que você fica paralisada, não consegue fazer nada. E depois que ela nasceu e foi meu presente dela vir com saúde depois do tanto que lutei pela vida e pela vinda dela na época certa, eu estava vivendo ali aquele momento".

"Então pra mim, no macro, meu parto tinha sido ótimo porque minha filha que quase nasceu prematura de 25 semanas nasceu com 41, estava bem de saúde, então pra mim tinha sido ótimo. E a ficha vai demorando para cair porque você também está banhada de hormônios, fiquei 48 horas em trabalho de parto. E foi na hora que vi o vídeo que falei 'que horror'", finalizou.