FAMOSOS

Paulo Carotini, primeiro eliminado do BBB 3, revela luta contra câncer na garganta: "Fiquei sem poder falar"

Paulo Carotini foi diagnosticado com a doença há sete anos e passou por tratamento

Modelo realizou três cirurgias, radioterapia e finalizou o tratamento em Portugal - Foto: Reprodução / Instagram @paulocarotini
Modelo realizou três cirurgias, radioterapia e finalizou o tratamento em Portugal - Foto: Reprodução / Instagram @paulocarotini

Redação Publicado em 07/03/2022, às 08h37

Paulo Carotini, de 52 anos, revelou ter sido diagnosticado com câncer na garganta há sete anos e contou sobre o tratamento realizado que quase o fez perder a vida. Primeiro eliminado do BBB 3, o modelo está atualmente no Brasil, onde volta a trabalhar como fotógrafo. 

Durante uma live no Instagram com o também ex-BBB Emilio Zagaia, Paulo relembrou o diagnóstico: "Foi um encerramento de um clico muito difícil que consegui vencer. Estou recomeçando. Sempre é tempo de recomeçar", disse. O fotógrafo descobriu a doença quando notou um caroço em seu pescoço. "Nunca pensei que fosse ter câncer. Até que a biópsia revelou que eu estava com uma um tumor maligno na garganta. Me senti muito mal e desabei."

Carotini diz que o médico contou sobre o câncer ser agressivo, podendo se espalhar pelo esôfago, cérebro ou pulmão: "O médico me disse que teríamos que agir muito rápido para evitar que esse câncer se espalhasse. Eu tinha um tumor maligno na base da língua e estava com uma metástase muito séria no pescoço", recordou ele, que realizou uma cirurgia de emergência para a remoção do câncer. "Eu poderia ter várias consequências e efeitos colaterais numa operação dessa. Fiquei com muito medo. Fui para mesa de operação acompanhado de vários riscos."

Paulo prosseguiu: "Tive uma certa complicação, porque eles abriram 180 graus aqui no pescoço, e por sorte eu tinha só uma glândula infectada, e extraíram a metástase. Depois de 15 dias, eu extraí o tumor maligno na base da língua. Fiquei sem poder falar". O modelo relata, também, que teve um sangramento na garganta na pós-cirurgia e fez outra operação. "Foi muito difícil. Eu poderia ficar sem a fala, ter algum problema neurológico. Fiquei sem mexer o braço direito, porque machucou um nervo. Mas minha primeira preocupação era manter o meu pescoço e não prejudicar minhas cordas vocais."

O ex-BBB também relembra as dificuldades depois da cirurgia: "Comecei a definhar, emagrecer. O câncer vai minando você, vai acabando com a sua existência". Por ser atleta, Carotini afirma que seu shape fez a diferença para sua reabilitação: "Sou atleta, e tudo que eu queria era voltar à minha vida normal e recuperar minha condição física. Comecei a me alimentar melhor, ganhar peso, caminhar e correr. Em seis meses, completei a meia maratona do Rio. Fui me recuperando muito bem. Muito rapidamente eu voltei à forma e meu braço voltou a funcionar. Em seis meses, eu estava recuperado. O esporte sempre me salvou."

Logo depois, ele decidiu seguir com o tratamento da doença em Portugal: "Decidi morar em Portugal e andar de moto na Europa com a Lica (sua ex-mulher). Vendi tudo o que eu tinha e fui morar em Portugal, e lá eu continuei meu tratamento", completou.