FAMOSOS

Mirian Martins, Rosinha do 'Zorra', relembra preconceito ao fazer humor: "Consegui responder com meu sucesso"

Atriz tem se dedicado ao Rádio e ao canal no Youtube

Mirian trabalhou por mais de uma década ao lado de humoristas como Chico Anysio, Agildo Ribeiro, Nair Belo e Pedro Bismarck - Reprodução/Instagram
Mirian trabalhou por mais de uma década ao lado de humoristas como Chico Anysio, Agildo Ribeiro, Nair Belo e Pedro Bismarck - Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 07/06/2021, às 08h07

A atriz e apresentadora Mirian Martins, 51, relembrou o preconceito que sofreu por fazer humor e os 'nãos' que chegou a receber durante sua carreira, afirmando que se dedica ao trabalho na internet atualmente. 

Conhecida por interpretar Rosinha no Zorra Total, Mirian trabalhou por mais de uma década ao lado de grandes humoristas como Chico Anysio, Agildo Ribeiro, Nair Belo e Pedro Bismarck. No programa, ela contracenava com o personagel de Pedro, Nerso da Capitinga, e aparecia sensual: "Sinto muita saudade de atuar, principalmente quando vejo alguns dos meus amigos de cena na ativa. Sempre costumo acompanhar seus trabalhos, vibrar e torcer pelas suas conquistas. Mas acabo amenizando essa nostalgia com as coisas que consigo fazer, como a Rádio e o canal no Youtube."

Ela prosseguiu: "Enxergo que a forma como parei foi muito brusca e isso fez com que, em alguns momentos, eu tenha oscilado meus sentimentos sobre essa decisão. Deveria ter procurado terapia na época. Por mais que tenha sido uma escolha minha com o intuito de me dedicar mais à minha família". Casada e mãe de dois filhos, ela ainda comenta do sucesso da personagem, que surpreendeu a Globo, na época; "Eu lembro que a Rosinha inicialmente tinha uma previsão de ficar só três meses no ar. Isso foi durante o teste. Seria um papel para o 'Zorra de Verão', mas o sucesso na época foi tanto que o quadro se tornou fixo na programação."

A apresentadora acabou sofrendo precocenti ona emissora, mesmo com todo o sucesso: "Uma vez fui fazer um teste para uma novela das nove e ouvi um diretor de elenco falar que eu era do 'Zorra' ao me ver chegar. Esse era um estigma que nós carregávamos naquela época. Era visível que algumas pessoas ainda enxergavam com preconceito a minha origem, mas consegui responder com meu sucesso". Ela garante que as recusas ajudaram a alavancar sua trajetória: "Engraçado que os 'nãos' da minha vida sempre caminharam junto comigo."

"Confesso que, no início, foi muito mais traumático do que no decorrer, mas, com o tempo, passei a lidar muito bem. A carreira da atriz é baseada no não. As pessoas só veem as partes do glamour, mas o 'não' também faz parte". A atriz tem se inspirado em atrizes e diz se considerar realizada por ter trabalhado ao lado delas: "Contracenei com pessoas incríveis nos meus trabalhos. Lembro que era preciso me controlar, porque tudo parecia um sonho. Eu era uma menina que sempre sonhou em atuar e, de repente, estava sendo contratada pela Rede Globo, encontrando nos corredores e contracenando com personalidades que sempre admirei."

Ela prossegue: "As minhas grandes referências naquela época eram Gloria Pires, Fernanda Montenegro, Regina Duarte, Malu Mader. No humor, Mônica Martelli, Ingrid Guimarães e Andrea Beltrão são artistas que tenho grande admiração. Já na nova geração posso ressaltar alguns nomes, como a Grazi Massafera, a Juliana Paes e a Carolina Dieckmann. São pessoas que servem de inspiração para todas as mulheres que desejam seguir essa carreira. No começo é muito perrengue, porque você não tem dinheiro para nada. O mínimo para fazer o curso e para condução. Quantas vezes fui fazer o teste apenas com dinheiro da passagem e, no máximo, um lanchinho?".

"Fazia o cabelo em casa e chegava a pegar roupa até com as amigas para usar no teste", disse. Mirian, mesmo trabalhando com música ao mesmo tempo, não teve estabilidade financeira: "Isso só fui conquistar com a minha primeira personagem, a Rosinha. Por isso costumo falar com tanto amor e propriedade desse trabalho, porque ele me abriu portas em todos os sentidos, mudou a minha vida financeira. Foi quando comprei o meu primeiro imóvel, o meu carro e fiquei sem dívidas. Na época não era muito grandioso, mas já era possível enxergar os resultados do trabalho."

"O 'Zorra' foi um divisor de águas na minha vida, refletindo até hoje na minha carreira". Mirian teve sua carreira iniciada na banda 'Delírio Tropical': "Era um grupo de meninas. Na época eu tinha 17 anos e surgiu um convite da gravadora para fazer um teste para cantar a música 'Só Você' com o Latino e acabei me tornando vocal dele. Recordo que estava chegando de uma turnê no Japão e quando voltei surgiu essa oportunidade. Esse projeto durou três anos e, em seguida, saí para uma carreira solo. Seguimos por caminhos diferentes, mas torço muito pelo sucesso dele e de todas as outras pessoas com quem trabalhei", completou.