FAMOSOS

Marcos Uchoa se despede da Globo após 34 anos: "Agradecido e lisonjeado"

Marcos Uchoa se despediu da Globo nesta sexta-feira (05/11) com mensagem de agradecimento

Marcos Uchoa vai se dedicar a outros projetos de agora em diante - Foto: Reprodução / Globo
Marcos Uchoa vai se dedicar a outros projetos de agora em diante - Foto: Reprodução / Globo

Redação Publicado em 05/11/2021, às 16h05

Marcos Uchoa se despediu da Globo nesta sexta-feira (05/11). Na emissora, o jornalista cobriu dez Jogos Olímpicos, oito Copas do Mundo e oito guerras e entrevistou quase todos os maiores ídolos esportivos das últimas gerações.

Em comunicado enviado à imprensa, a emissora carioca elogiou o agora ex-funcionário. "Poliglota e conhecedor de muitos países, foi correspondente em Londres e Paris. Em um de seus últimos projetos, a série documental ‘Retratos de uma guerra sem fim’ para o Globoplay, usou toda a sua experiência para analisar o impacto mundial dos atentados de 11 de setembro, 20 anos depois. Agora, decidiu fechar um ciclo como repórter de televisão para se dedicar a novos projetos. As possibilidades são muitas, entre elas escrever livros, dar palestras, cursos, criar uma ONG, ajudar empresas na transformação da sociedade num lugar sempre mais justo", disse o texto.

O próprio Uchoa se manifestou: “Fiz de tudo no jornalismo. Cobri Olimpíadas, Copas, guerras, revoluções, desastres. Mostrei muita gente fazendo muita coisa. Resolvi tentar fazer também. Sempre entrevistei o piloto, agora quero ser o piloto”, explicou.

Sua despedida oficial já tem data para acontecer: será no ‘Bem Amigos’, do SporTV, da próxima segunda-feira, dia 8, com Galvão Bueno, amigo com quem dividiu algumas coberturas importantes, como as cerimônias de abertura e encerramento dos últimos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Uma das poucas profissões em que você melhora com o tempo é o jornalismo. Eu termino a minha carreira como um jornalista muito melhor. Agradecido e lisonjeado”, complementou.

No mesmo comunicado, o diretor de Esporte da Globo, Renato Ribeiro, falou sobre a importância de Uchoa para o jornalismo brasileiro: “Não estamos falando de qualquer repórter, mas do repórter. Imagine um ídolo esportivo: Pelé? Senna? Michael Jordan? Phelps? Tyson? Ronaldo? Schumacher? Todos passaram pelo microfone dele".

"Foram 11 anos morando em Londres, quatro em Paris, oito guerras, tsunamis, Davos, G-7, G-20, Carnavais e 115 países conhecidos. Acima de tudo, Uchoa era um repórter de gente, um repórter que gostava e gosta de gente", ressalta.

Gustavo Maria, diretor de redação do Esporte da Globo, também teceu elogios ao jornalista: "Imaginem para uma redação o que significa ter trabalhado ao lado do Marcos Uchoa. Só temos a agradecer por ele ter compartilhado conosco sua cultura, suas histórias, sua experiência e seu olhar jornalístico", afirmou.

"Agradecer pelo privilégio de, diante de uma dúvida, ter o Marcos Uchoa para consultar. Fará muita falta no nosso dia a dia. E mais falta ainda na tela. Um repórter brilhante. Uma carreira irretocável. Um profissional que deixa um inquestionável legado", finalizou.