FAMOSOS

Luciano Huck ficou "em choque" ao saber que irmão é gay: "Fui submetido a uma pós-graduação machista"

Luciano Huck contou em seu novo livro sobre momento em que Fernando Grostein revelou ser gay

Apresentador fez um relato emocionante e revelou que tinha preconceitos - Reprodução/Instagram/@grosteinandrade
Apresentador fez um relato emocionante e revelou que tinha preconceitos - Reprodução/Instagram/@grosteinandrade

Redação Publicado em 02/09/2021, às 10h31

Luciano Huck revelou ter ficado em "choque" quando seu único irmão, Fernando Grostein, revelou homossexualidade aos 18 anos, em uma declaração feita em seu livro recém-lançado, "De Porta em Porta". 

Fernando, de 40 anos, contou ser gay quando tinha em 1999, quando o apresentador tinha28 anos. Em um capítulo dedicado ao assunto, Luciano detalha: "Quando Fernando, aos 20 anos, marcou sua posição e falou, 'olha, eu sou gay', essa é minha vida, isso não é uma escolha, esse é o meu ser, é como eu sou', eu disse: 'o.k.'."

Ele prosseguiu: "Mas, num primeiro momento, tive um certo choque - por razões que têm a ver com a forma obtusa, estúpida e quase desumana como o mundo dita as regras de comportamento, mas também porque você quer que a vida da pessoa que ama seja uma estrada asfaltada, sem buracos e pouco sinuosa. (...) No mundo em que vivemos, (...) embora isso esteja mudando, assumir-se gay ainda significa, infelizmente, enfrentar uma dose pesada de preconceito."

Luciano ainda relata que tinha preconceitos: "A 'libertação' começou naquele dia em que Fernando me mostrou que não éramos nem tão parecidos, nem tão próximos quanto eu imaginava. (...). Hoje, vejo o quantos anos e anos fui submetido a uma espécie de pós-graduação machista - que assolou e assola minha geração e muitas outras - me tonaram incapaz de enxergar os preconceitos que pensei, disse e fiz, e, pior ainda, as coisas importantes que deixei de pensar, dizer e fazer. (...) Hoje sei que também tive medo de enfrentar meus próprios preconceitos."

O apresentador refletiu: "De forma estúpida, eu pensava que tinha uma certa obrigação de reproduzir com ele as toxidades que havia absorvido em nome da virilidade, de uma 'tradição' abjeta que gerou multidões de homens traumatizados e, no mínimo, sexualmente confusos. (...) Dada a toda carga de referências machistas e homofóbicas que a sociedade brasileira me entregara - e o preconceito e sofrimento que imaginei que isso traria para o Fernando e para a minha família - minha primeira sensação foi, de fato, a de perder o chão."

"Começa ali um embate entre tudo o que tinha entranhado em mim, fruto daquilo que hoje é chamado machismo estrutural, e minha tentativa de tentar compreender e processar as novas informações e formar uma nova consciência", disse. Fernando ainda narrou, no livro, o momento em que contou a novidade para Luciano. "Luciano perdeu o chão, mas o seu instinto imediato foi de acolhimento. Proteção. Lembro que a primeira coisa que ele fez foi me dar a mão, me abraçar e dizer que estávamos juntos. Eu estava buscando aceitação." 

O apresentador ainda explicou que sempre teve relação de amor, afeto e admiração pelo irmão, afirmando ter orgulho de Fernando e o quanto o caçula o ajudou a entender sobre o universo LGBTQIA+. "Não foram poucas vezes em que meu irmão e eu revisitamos nossas dores e emoções nesse tema. Muitas conversas, alguma discussões. (...). Chegar a esse ponto de aprendizado, não foi fácil. (...) Foram anos de encontros e desencontros, algumas brigas e reações explosivas de ambos os lados. Acho importante frisar reiterar isso, para deixar claro que nossa vida em família fica bem longe de ser um script de comercial de margarina."

"(...) É por isso que eu exponho aqui, sem medo, as entranhas da nossa intimidade familiar. (...). Por acreditar que essa história contribui, de alguma forma, par tornar esse mundo melhor", disse luciano.