FAMOSOS

Gravação inédita de John Lennon será leiloada na Dinamarca; preço estimado é de R$ 247 mil

John Lennon terá gravação inédita leiloada nesta semana na Dinamarca

John Lennon terá gravação leiloada em breve - Foto: Reprodução / Instagram
John Lennon terá gravação leiloada em breve - Foto: Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 14/09/2021, às 18h05

Uma gravação inédita de John Lennon em fita cassete, onde ele aparece tocando uma música inédita durante sua viagem à Dinamarca em 1970, será leiloada no fim deste mês em Copenhague, capital do país.

Atualmente, a fita tem valor estimado de 40 mil euros (cerca de 247 mil reais), e traz o cantor e compositor dos Beatles em uma gravação de 33 minutos. A raridade estava em posse de quatro homens, adolescentes à época, que conheceram Lennon quando ele passou uma temporada de inverno na costa oeste da Dinamarca.

"A gravação é totalmente original porque é uma conversa. Ela aconteceu após uma coletiva de imprensa, com quatro alunos do ensino médio, alguns jornalistas e John Lennon tocando algumas músicas para eles. Uma delas nunca foi publicada", afirmou Alexa Bruun Rasmussen, da casa de leilões Bruun Rasmussen.

Ela acrescentou: "É uma pequena parte da história dinamarquesa e quando você a ouve, pode dizer que John Lennon se sentiu bem na Dinamarca. Ele foi deixado tranquilo e pode simplesmente viver sua vida".

Lennon e sua mulher, Yoko Ono, foram para a Dinamarca para tentar uma reaproximação de Kyoko, filha dela, que vivia com o pai em uma península do país. Eles ficaram por lá durante algumas semanas sem chamar a atenção, até que o casal foi descoberto. O músico, então organizou uma coletiva de imprensa.

Foi logo depois dessa coletiva que os quatro adolescentes conseguiram abordar Lennon, já naquela época um dos artistas mais famosos do planeta, para uma conversa descontraída que agora é leiloada. "Acho que eles (Lennon e Ono) experimentaram o 'hygge'", brincou Rasmussen, referindo-se a um estilo de vida dinamarquês que enfatiza o bem-estar cotidiano.

Os rapazes que entrevistaram Lennon estavam interessados em saber mais sobre seu pacifismo -- vale lembrar que a entrevista aconteceu pouco antes da dissolução dos Beatles, em 1970. No leilão, serão disponibilizadas a fita com o áudio, as fotos do encontro e o jornal escolar que relatou o encontro.

"Com este leilão, querem passar a mensagem de John Lennon. Para ouvir os 33 minutos da fita cassete é necessário um bom e velho toca-fitas, e acho que parte da nostalgia agrega valor", finalizou a representante da casa de leilões.