FAMOSOS

Danton Mello lembra acidente de helicóptero e resgate de 30 horas: “É um segundo aniversário”

Ator contou que quer voltar ao local mais de 20 anos depois

Danton Mello lembrou acidente de helicóptero no Monte Roraima - Foto: Reprodução/ Instagram
Danton Mello lembrou acidente de helicóptero no Monte Roraima - Foto: Reprodução/ Instagram

Redação Publicado em 14/09/2020, às 06h24

Danton Mello lembrou o acidente de helicóptero que sofreu enquanto sobrevoava o Monte Roraima, no dia 14 de setembro de 1998, há exatamente 22 anos, para gravar uma matéria para o Globo Ecologia.

Atualmente com 45 anos, o ator e apresentador contou que seu resgate demorou mais de 30 horas e que a data é como um “segundo aniversário”.

“Eu lembro sempre que naquele dia eu estava no alto da montanha, passando por uma situação muito grave. Mas fui forte e, felizmente, resisti. Se eu tivesse ido embora naquele momento, teria vivido uma vida intensa, porque fiz muita coisa. Mas que bom poder ainda estar aqui e fazer mais. Espero ficar vivo muitos anos ainda, ver minhas filhas conquistando coisas, contar histórias. O 14 de setembro é um segundo aniversário que eu comemoro. Não foi uma batidinha de carro. Foi uma queda de helicóptero! Trinta horas até o resgate, a cirurgia por que eu passei lá no Hospital Geral de Roraima... Fui salvo num procedimento delicado”, disse ele, ao jornal Extra.

À publicação, Danton disse ainda que “adora voar”, e que anos depois chorou muito ao sobrevoar o Ushuaia (Argentina) de helicóptero.

“Engraçado... Eu adoro voar! Não tenho medo de avião, não fiquei com trauma nenhum. Treze anos depois, numa viagem que fiz a Ushuaia (Argentina), em 2011, estava esquiando e percebi que tinha um fotógrafo num helicóptero me acompanhando. E eu pedi para voar junto. Era um lugar inóspito, como aquele lá em Roraima, e eu precisava enfrentar isso. Só sei que eu entrei no helicóptero, mas não me lembro de nada do voo. O piloto me perguntou se eu estava ‘ok’ e decolou. Não sei se durou cinco minutos ou meia hora, mas no trajeto eu botei tudo para fora. Chorei, chorei, chorei. Quando pousei, estava leve. Foi terapêutico. Eu tinha medo, mas num impulso eu quis ir. E foi incrível!”, revelou.

Mais de duas décadas após o dia traumático, o ator revelou que pretende voltar ao Monte Roraima, mas para fazer uma trilha.

“Quando completou 20 anos do acidente, eu conversei com o repórter Fernando Parracho, que também se feriu naquela ocasião, sobre a gente montar uma expedição e voltar a Roraima. Mas caminhando, por uma trilha pela Venezuela, durante três dias. De helicóptero não mais! Só que apareceu um trabalho atrás do outro, eu fui emendando, e não deu certo a ideia da viagem. Mas espero ainda fazer essa nova visita”, completou.