FAMOSOS

Cláudia Raia comenta sobre importância de sexualidade: "Não só tenho como vivo meus desejos"

Atriz pondera sobre a sociedade ter medo de mulheres que vivem próprios desejos

Aos 54 anos, Cláudia admite que ainda gosta de sexo e acha o momento sublime - Reprodução/Instagram
Aos 54 anos, Cláudia admite que ainda gosta de sexo e acha o momento sublime - Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 07/04/2021, às 09h43

A atriz Cláudia Raia, 54, no ar na reprise da novela 'Ti-ti-ti', falou sobre sexualidade, educação dos filhos e trabalhos que está realizando, em conversa com O GLOBO.

Ao ser questionada sobre as mulheres terem os desejos menosprezados em determinada idade, Cláudia falou sobre a importância do sexo e da paixão em sua vida atualmente: "Não só tenho meus desejos como vivo os meus desejos. Acho que a sociedade ainda tem medo de mulheres assim, que vivem os próprios desejos."

"Isso é uma revolução, não se curvar ao que a sociedade espera que seja uma mulher de 54 anos. Só tenho uma coisa a dizer: mudem, melhorem, se atualizem. Continuo gostando de sexo, que acho um momento tão sublime e de intimidade e conexão tão grandes. E sou uma grande apaixonada pela vida, pelo meu marido, pela minha família, pelo meu trabalho. A paixão é o que me move. Fazer tudo com vontade deixa o resultado ainda melhor", revelou. 

A atriz afirma que os 50 anos fazem diferença nesta questão: "Agora estou ainda mais consciente do meu corpo, do que gosto, do que funciona. Tudo isso deixa o momento ainda melhor". Com 35 anos de carreira, ela relembrou de alguns momentos em que mais se orgulhou, mesmo revelando que se orgulha de tudo: "É porque a carreira, assim como a vida da gente, não é feita de um só momento. São as escolhas que a gente faz que vão nos levando. Tenho muito orgulho, por exemplo, de ter insistido para ser o Tonhão no 'TV Pirata' e a Engraçadinha, em 'Engraçadinha: Seus amores e seus pecados'."

"Foram personagens que mostraram outras facetas minhas. Por exemplo, o convite para eu fazer a Donatela, de 'A Favorita', veio depois de o João Emanuel me ver em 'Engraçadinha'". Cláudia ainda revelou que os filhos (Enzo Celulari e Sophia Raia) nunca quiseram estar na mira do sucesso. "Tanto que, na hora de escolherem uma profissão, não pensaram em seguir carreira artística como eu e o pai. Eles entendem a curiosidade que as pessoas têm em relação a eles, mas são muito reservados."

"Sophia tem até a conta do Instagram fechada. Sempre conversei e expliquei que eles tinham liberdade para ser quem eles quisessem. Se quisessem seguir carreira artística, ótimo. Sophia, inclusive, participou de 'Ti-ti-ti', e Enzo já considerou seguir carreira musical. Mas na hora de escolherem mesmo, mudaram de ideia. E está ótimo também. Quero que sejam felizes como eles quiserem ser, pelas escolhas deles". A atriz também foi questionada se tem previsão de voltar aos palcos e à TV e afirmou estar cheia de trabalho. 

"Ano passado, junto com a Rosana Hermann, escrevi o meu livro de memórias. No final do ano, lancei 'Sempre raia um novo dia'e minha fotobiografia 'Raia'. Estava vendo a possibilidade de voltar ao teatro com a peça 'Conserto para dois', em que eu e Jarbas (marido da atriz) nos dividimos entre os 12 personagens da história. Mas tudo está mudando a cada momento, e vamos ter que esperar mais um pouco. Por enquanto, ainda não sei quando voltarei aos palcos e à TV. Também estou com saudade das novelas, nunca fiquei tanto tempo longe de um set."

Cláudia finalizou explicando como se vê aos 60 anos e como lida com a passagem do tempo, revelando que deseja estar da melhor maneira que puder: "Então, me cuido muito para estar bem fisicamente e mentalmente. Eu acolho a passagem do tempo. A maturidade traz tanta coisa boa para nós. A gente passa a entender, de fato, o que merece ou não a nossa energia e o nosso empenho. Que é preciso ter prioridades. Aquela impulsividade toda da juventude dá lugar a uma assertividade muito maior."

"Aos 60, eu me imagino ainda melhor do que hoje, amor! Não tenho dúvidas. Meu segundo ato está só começando, ainda tenho muitas coisas para viver", completou.