FAMOSOS

Bebedeira de Gusttavo Lima em live rende puxão de orelha do Conar

Órgão abriu representação ética contra o sertanejo, que abusou da bebida na transmissão

Bebedeira de Gusttavo Lima em live rende puxão de orelha do Conar - Foto: Reprodução / YouTube
Bebedeira de Gusttavo Lima em live rende puxão de orelha do Conar - Foto: Reprodução / YouTube

Redação Publicado em 15/04/2020, às 12h49

Durante a transmissão de sua live intitulada Buteco em Casa, o cantor Gusttavo Lima não deixou de ingerir muita bebida alcóolica - e exibir a marca da cervejaria patrocinadora do evento. Após diversas críticas nas redes sociais, foi aberta uma representação contra ele.

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu contra o sertanejo uma representação ética a respeito das ações publicitárias exibidas na live, que foram de responsabilidade da Ambev, a empresa patrocinadora.

"A representação foi aberta a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores, que consideraram que as ações publicitárias carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas. A denúncia cita a falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade e a repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto", disse a nota oficial emitida pelo órgão.

O Conar ainda destacou que as lives, tão usadas pelos artistas neste mês, são um reflexo do momento em que a sociedade vive, já que a quarentena recomendada para combater o novo coronavírus impede a aglomeração de pessoas em shows e eventos.

No entanto, considera que apesar da forma inovadora de fazer propaganda nessas transmissões, "ela deve ser conciliada com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidado para que não seja difundida ao crianças e adolescentes".

Até o momento não há uma data para julgamento da representação contra o cantor e a cervejaria. "Ambev e Gusttavo Lima têm prazo regimental para enviar, se assim o desejarem, defesa ao Conselho de Ética ou adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas", frisou a nota.