FAMOSOS

Atriz inglesa posta foto usando burca e recebe comentários negativos na web

Lily Cole compartilhou as fotos para promover livro

Lyli Cole foi atacada na web após usar uma burca para promover seu livro - Foto: Reprodução / Instagram @lilycole
Lyli Cole foi atacada na web após usar uma burca para promover seu livro - Foto: Reprodução / Instagram @lilycole

Redação Publicado em 17/08/2021, às 13h00

A atriz, modelo e cantora Lily Cole usou seu Instagram para publicar fotos vestindo uma burca como parte da divulgação de seu livro sobre mudanças climáticas. Sem contar com o fato da vestimenta representar a opressão de mulheres afegãs promovidas pelo governo Talibã, a atriz usou a vestimenta para "celebrar a diversidade de ideias". Como se a escolha da vestimenta já não fosse um grande erro, tudo piorou por conta da volta dos Talibãs ao governo do Afeganistão.

Atualmente morando em Portugal com Kwame Ferreira, seu namorado, ela escreveu na postagem que ficou no ar durante três dias: "Está lançado. Vamos abraçar a diversidade em todos os níveis: biodiversidade; diversidade cultural; diversidade de pensamento; diversidade de vozes; diversidade de ideias".

Os comentários negativos começaram quando ela foi acusada de "apropriação cultural" , com mensagens que criticaram a atriz. "A opressão das meninas afegãs deve ser combatida, não virar cosplay. Isso é nojento", escreveu uma pessoa nos comentários na postagem. Janice Turner, colunista do jornal "The Times", também fez um comentário sobre as fotos: “Lily Cole e o vazio do feminismo-hashtag moderno. Colocando a postura do Instagram antes dos direitos humanos universais. Aposto que as mulheres afegãs estão celebrando a 'diversidade' de usar esta mortalha".

Nesta terça-feira-, Lily emitiu um pedido de desculpas, comentando que a vestimenta foi "emprestada de um amigo" e que ela não estava sabendo das notícias sobre o avanço do Talibã no Afeganistão. "Esta semana postei uma foto minha velha usando uma burca emprestada a mim por um amigo, pois ela apontou que eu estava prejudicando seu propósito original ao usá-la com o rosto exposto, mas entendo por que a imagem incomodou as pessoas e deseja sinceramente pedir desculpas por qualquer ofensa causada. Eu não tinha lido a notícia no momento em que postei, então foi incrivelmente inoportuno (obrigado por apontar isso para mim). Meu coração se parte ao ler sobre o que está acontecendo no Afeganistão no momento, e ao procurar por organizações que ajudem mulheres no terreno que eu possa apoiar, pensei em compartilhar algumas que encontrei/doei", concluiu a atriz.