FAMOSOS

Advogado lançará “kit gay” para empoderar as pessoas sobre seus direitos

Fêh Oliveira lançará obra na semana do Dia Internacional da Luta contra a Homofobia

Advogado Fêh Oliveira lançará kit gay na semana do Dia Internacional da Luta contra a Homofobia - Foto: Reprodução/ Instagram
Advogado Fêh Oliveira lançará kit gay na semana do Dia Internacional da Luta contra a Homofobia - Foto: Reprodução/ Instagram

Redação Publicado em 14/05/2020, às 10h12

O advogado Fêh Oliveira está preparando o lançamento de um “kit gay” para a semana do Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, comemorado no domingo (17/05).

A obra, segundo ele, é uma “compilação de todas as leis vigentes no Brasil relacionados aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”. O material estará à venda no kitgay.org.br e a renda será destinada à criação de um Instituto Digital de Combate a LGBTIfobia na Internet.

“Pretendo que que esse ‘Kit Gay’ seja uma obra de referência, que sirva como instrumento de luta por direitos. Resolvi criá-lo para empoderar pessoas sobre a existência de seus direitos e obrigar o poder público a efetivá-los. Já temos muita legislação, o que falta é cumprir a lei. Trata-se de uma obra jurídica, a primeira a sistematizar a nível nacional, toda a legislação aplicável à pessoas LGBTIl+”, disse o advogado, ao jornal Extra.

De acordo com o advogado, a kit gay foi criado para “empoderar as pessoas sobre a existência de seus direitos”:

“Ao longo da história, a comunidade LGBT tem ressignificado diversos termos antes considerados pejorativos como uma estratégia de resistência, o que aconteceu com a palavra ‘viado’, por exemplo, que antes expressava vergonha e hoje é motivo de orgulho e empoderamento. De tanto o Presidente da República esbravejar a existência de um famigerado ‘kit gay’, eu resolvi criá-lo, não para servir como um instrumento de doutrinação e sim para empoderar pessoas sobre a existência de seus direitos e obrigar o poder público, incluído aí o próprio Presidente Bolsonaro, a efetivá-los”, explicou.