por Eduardo Graboski
Publicado em 14/08/2024, às 13h23
Quem é ela? Esse é o nome da nova turnê de Mariana Nolasco, que vai invadir o Brasil nos próximos meses. A cantora de fato é o novo fenômeno da MPB. Ela explora conceito, musicalidade, performance e doçura em seu mais novo show.
Jovem e com um talento primoroso, traz novos arranjos, sonoridade, nuances e ritmos para músicas já consagradas, como a Anunciação, de Alceu Valença, que é um ponto alto do show. E apresenta suas canções inéditas, já tão populares entre os jovens.
Aliás, durante um pocket show em São Paulo – que aconteceu no Shopping Vila Olímpia no projeto SVO Secreto –, muito se falou sobre a evolução dela na música. Mariana ganhou notoriedade ao fazer covers no YouTube. Rapidamente mostrou sua identidade como compositora e artista, se lançando nesse meio.
O fato é que Mariana não nasceu para “imitar” outros cantores, nem fazer cover. Ela tem essência, é uma artista de verdade e está pronta para todo o sucesso. Por isso se destacou tão rapidamente em um cenário musical disputadíssimo.
Mas, afinal, quem é ela? Ela tem uma leveza fora do comum, tanto nos seus movimentos – digo a performance e a interpretação mesmo – quanto na qualidade vocal. Ela é afinada, delicada e doce. Mas é potente nos momentos certos de cada canção. Interpreta as letras com autenticidade e envolve o público de forma natural e genuína.
O que se vê no palco é uma Mariana que parece flutuar, é espontânea, sabe interagir com os fãs e é carismática na dose certa. Uma artista completa. E não só isso. A cantora traz conceito para a sua apresentação. Fala da complexidade de ser mulher e aborda reflexões sobre isso. São letras sobre origens, espiritualidade e sensualidade.
Não à toa, a cantora atraiu centenas de pessoas em uma noite de muito frio, com os termômetros a 7ºC, em São Paulo. Fãs que cantaram todas as músicas, se emocionaram e se conectaram com as letras tão bem escritas e interpretadas.
O que se vê, portanto, é um novo fenômeno da MPB e o resgate desse estilo que ficou um tanto quanto esquecido nos últimos anos.
Mariana Nolasco é o presente e o futuro da música popular. Com essência e verdade, cria uma conexão quase que visceral com o público. E mostra que talento, bom gosto e musicalidade não têm idade. A jovem de 26 anos certamente estará em grandes festivais e eventos pelo mundo, levando toda a sua brasilidade e talento.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.
COLUNISTAS