CURIOSIDADES

Trem da Coreia do Sul bate recorde ao atingir 1.018 km/h

A marca é normalmente alcançada somente a aviões, e diminuirá o tempo de viagem entre Seul em Busan de 3h30 para meia hora

Trem alcança uma velocidade impressionante na Coréia do Sul - Korean Railroad Research Institute
Trem alcança uma velocidade impressionante na Coréia do Sul - Korean Railroad Research Institute

Redação Publicado em 13/11/2020, às 16h08

Na Coréia do Sul, um trem-bala atingiu uma marca impressionante na quarta-feira (11/11): a locomotiva atingiu incríveis 1018km/h em um teste. Esta velocidade é alcançada apenas por aviões.

O novo supertrem está em desenvolvimento desde 2017, pelo KRRI (Instituto de Pesquisa Ferroviária Coreano), segundo informações do site Unilad.

Atualmente, os trem-bala mais rápidos são da empresa japonesa Shinkansen, que operam com uma velocidade máxima de 321km/h. Aviões comerciais costumam circular entre 800km/h e 1000km/h.

O trem está planejado para circular em um sistema conhecido como "hiperloop", onde os trens circulam em um túnel de baixa pressão, quase um vácuo, para que possa alcançar velocidades maiores do que possíveis em área aberta.

Os trens de hipervelocidade estão sendo desenvolvidos com o intuito de reduzier o tempo de viagens de longa distância. Por exemplo, o hiperloop diminuiria o tempo de viagem entre Seul e a cidade de Busan de 3 horas e meia para apenas 30 minutos.

A Coréia do Sul pretende lançar comercialmente o primeiro super trem-bala em hiperloop no ano de 2024.