Carnaval 2017

Valéria Valenssa sobre o fim da nudez e da pintura corporal da Globeleza: “Na minha época, não mudaríamos”

Douglas Oliveira, Mari Amaral, Lucas Hive, Érika Moura, Karoline Morais e David Caldas na vinheta de carnaval da TV Globo - Foto: TV Globo/ Ramón Vasconcelos

Douglas Oliveira, Mari Amaral, Lucas Hive, Érika Moura, Karoline Morais e David Caldas na vinheta de carnaval da TV Globo - Foto: TV Globo/ Ramón Vasconcelos
Douglas Oliveira, Mari Amaral, Lucas Hive, Érika Moura, Karoline Morais e David Caldas na vinheta de carnaval da TV Globo - Foto: TV Globo/ Ramón Vasconcelos

Redação Publicado em 10/01/2017, às 12h52 - Atualizado às 13h13

Globeleza por 15 anos, Valéria Valenssa comentou a mudança artística da nova vinheta de carnaval da TV Globo.

Exibido no último final de semana, o novo clipe festeja a diversidade cultural do Brasil e traz a dançarina Érica Moura vestida, sem a tradicional pintura corporal.

Primeira a ocupar o cargo, Valéria contou ao jornal Extra desta terça-feira (10/01) que a mudança jamais teria acontecido na época em que brilhava soberana nas chamadas da emissora.

“Achei linda, mas, na minha época, jamais cogitaríamos mudar radicalmente a pintura. Pensávamos que, em time que está ganhando, não se mexe”, disse.

A tradicional pintura corporal da Globeleza resistiu até o ano passado, quando Érika Moura, a mesma dançarina que aparece na vinheta deste ano, apareceu com o corpo pintado.

Para a mulher de Hans Donner, são outros tempos, e a mudança se mostrou necessária:

Valéria Valenssa ocupou o cargo de Globeleza até 2005 – Foto: TV Globo

“Sou de outra época, de quando o carnaval valorizava muito a beleza da mulher brasileira. A época do topless, do nu, de Luma de Oliveira, Monique Evans… E, aos pouquinhos, isso foi mudando. O carnaval, em si, foi mudando, para mostrar, de fato, o que é a cultura do nosso carnaval. Se eles perceberam isso nessa vinheta, e se houve essa mudança tão radical, é que eles também estão buscando acompanhar essas mudanças. Os tempos são outros”, continuou.

À publicação, Valéria disse que a mudança total da Globeleza já havia sido proposta pelo marido na época em que deixou o cargo, em 2005:

“Quando eu deixei de fazer a Globeleza, uma das sugestões do Hans era que mudasse todo o visual da nova Globeleza para evitar comparações com a antiga. Depois de muito tempo, eu vejo que eles, finalmente, conseguiram fazer isso”, completou.

Fora das vinhetas há pelo menos 11 anos, Valéria também quer distância do carnaval: “Já estou em outra há muito tempo. Esse é um período em que tiro férias, viajo e curto minha família, os meus filhos… Para tudo há um tempo na nossa vida”, explicou.

Érika Moura na vinheta de carnaval de 2016 da TV Globo – Foto: TV Globo/ Estevam Avellar

Valéria Valenssa em 2005, quando deixou o cargo de Globeleza – Foto: TV Globo/ Reprodução