FAMOSOS

Antes e depois! Saiba como estão 30 paquitas que alegraram os programas da Xuxa

Letícia Spiller na época de paquita, e atualmente - Foto: Reprodução/ Instagram
Letícia Spiller na época de paquita, e atualmente - Foto: Reprodução/ Instagram

Redação Publicado em 09/09/2019, às 20h02 - Atualizado em 10/09/2019, às 13h44

Peça fundamental nos programas comandados por Xuxa Meneghel, as paquitas fizeram história – participaram de filmes, gravaram discos, saíram em turnê e ganharam até fã-clubes – juntamente com Rainha dos Baixinhos.

Ao longo dos anos – desde 1984, quando ainda apresentava o programa Clube da Criança, na TV Manchete –, a apresentadora trabalhou diretamente com mais de 30 paquitas.

Sucesso absoluto na telinha, o Xou da Xuxa ficou no ar por seis anos, de 1986 a 1992, dando o lugar ao renovado Xuxa Park (1993-2001). Aos sábados, Xuxa ainda apresentava o Xuxa Park (1997-2002), mais voltado para a família.

As paquitas fizeram parte de todos eles, e após o término dos programas, muitas delas seguiram no ramo artístico. Outras, no entanto, preferiram se afastar dos holofotes.

Veja abaixo como estão hoje e o que andam fazendo 30 paquitas alegraram os programas da Xuxa.

Ana Paula Almeida (Pituxita Bonequinha)

Ana Paula Almeida na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Atualmente com 42 anos, Ana Paula Almeida ganha a vida como publicitária, atriz e influenciadora digital. Ana ganhou as manchetes nacionais recentemente após denunciar o marido por agressão – o caso teve uma reviravolta inesperada após a divulgação de um vídeo feito pelas câmeras do circuito de segurança do prédio onde o casal morava.

Ana Paula Guimarães (Catuxa)

Ana Paula Guimarães na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Ana Paula Guimarães, de 46 anos, fez parte da primeira geração de paquitas. Após deixar o grupo, em 1995, ela tentou a carreira na música ao lado de Roberta Cipriani e Bianca Rinaldi. Sem sucesso na investida, tentou a carreira de atriz, trabalhou em novelas da Globo, fez teatro, e hoje segue trabalhando nos bastidores da TV como diretora assistente de Jorge Fernando.

Andréa Veiga (Paca)

Andréa Veiga na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Andréa Veiga foi a primeira paquita a trabalhar com Xuxa, ainda no Clube da Criança, na TV Manchete, em meados de 1986. Após sair, em 1988, posou para a revista Playboy e foi convidada pela TV Record para apresentar o Pintando o Sete. Depois disso, passou por rádio, cinema e TV, incluindo Nativa FM e Mais Você, da TV Globo. Aos 50 anos, se descreve como jornalista e apresentadora nas redes sociais.

Andreia Sorvetão (Xiquita Sorvetão)

Andreia Sorvetão na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Uma das paquitas mais emblemáticas, Andreia Sorvetão, hoje com 46 anos, se tornou paquita em 1986. Após deixar o programa, posou para a revista Playboy (1995) e também trabalhou no humorístico Trapalhões. Casada com o cantor Conrado, ela tem dois filhos e se dedica a projetos pessoais.

Andrezza Cruz (Dezza)

Andrezza Cruz na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Andrezza Cruz foi uma das paquitas que seguiu na televisão após deixar de assistente de palco de Xuxa. Uma das diretoras do TV Xuxa, ela continua trabalhando na TV Globo e também é dona de uma academia de dança em Caxias, no Rio de Janeiro.

Bárbara Borges (Babunitona)

Bárbara Borges na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

O trabalho como paquita foi o primeiro de Barbara Borges na TV, ela tinha 16 anos na época. Em 2001, se formou em Artes Cênicas, depois fez teatro e novelas na TV Globo – incluindo Porto dos Milagres, Malhação e Senhora do Destino. Sempre elogiada pela beleza, ela posou duas vezes para a revista Playboy; a primeira em 2005, aos 26 anos, e depois em 2009. Recentemente gravou as vinhetas da 5ª temporada do Dancing Brasil, programa apresentado por Xuxa na RecordTV!

Bianca Rinaldi (Xiquita Bibi)

Bianca Rinaldi na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Atualmente com 44 anos, Bianca Rinaldi tinha apenas 15 quando entrou para o time de paquitas. Versátil, trabalhou na Globo, SBT e RecordTV!. Foi protagonista na novela Pícara Sonhadora (2001, SBT) e acumula trabalhos como atriz. Casada com o produtor cultural Eduardo Menga, ela tem duas filhas; Beatriz e Sophia.

Caren Lima (Chaveirinho)

Caren Lima na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Caren Lima foi uma das paquitas da nova geração (1995 a 2000). Distante dos holofotes, ela abandonou as redes sociais em meados de 2018.

Cátia Paganote (Miúxa)

Cátia Paganote na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Cátia Paganote entrou para o grupo das paquitas em 1989. Durante o tempo em que foi assistente de Xuxa, gravou dois discos e participou dos filmes Lua de Cristal e Sonho de Verão. Aos 43 anos, Cátia é digital influencer e também faz shows com temática anos 80.

Daiane Amêndola (Docinho)

Daiana Amêndola na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Daiane Amêndola fez parte do Paquita Geração 2000 e permaneceu ao lado de Xuxa até 2002. Além de paquita, ela também já fez parte do balé do Domingão do Faustão e participou duas vezes do Dança dos Famosos; a primeira como professora de Stênio Garcia e, outra, de Felipe Dylon. Em 2012 ela deixou a TV Globo e foi para o SBT.

Diane Dantas (Lady Di)

Diane Dantas na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Diane Dantas ficou três anos trabalhando como paquita e deixou o grupo de maneira misteriosa, em 1998. Foi a única paquita que não ganhou despedida no programa comandado por Xuxa. Na época as paquitas estavam preparando o terceiro disco.

Flávia Fernandes (Paquitita Pluft)

Flávia Fernandes na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Atualmente com 43 anos, Flávia Fernandes participou várias vezes dos testes até conseguir ser paquita. Em 1990, conseguiu a vaga, e no ano seguinte, gravou um disco com o grupo. Em 1995, deixou o posto e preferiu se afastou da mídia. Pouco tempo depois, ingressou na faculdade de Direito.

Gabriella Ferreira (Perua)

Gabriella Ferreira na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Gabriella Ferreira, a paquita perua, esteve ao lado de Xuxa Meneghel de 1999 a 2002. Ela se mantem longe dos holofotes desde que deixou de ser assistente de palco da Rainha dos Baixinhos. Atualmente é casada e está prestes a se tornar mãe.

Gisele Delaia (Cinturinha de Pilão)

Gisele Delaia na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Gisele Delaia fez parte da nova geração de paquitas (1995-1999). Mãe de dois, ela atualmente mora no Canadá e tem uma loja online onde vende produtos de artesanato feitos à mão. Ela também tem um site onde fala de culinária e dá dicas engraçadas.

Graziella Schmitt (Grazi Modelão)

Graziella Schmitt na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Graziella Schmitt tinha 14 anos quando começou a trabalhar como paquita. Após o fim do contrato, em 2000, ela se dedicou à carreira de atriz e conseguiu uma ponta no seriado Sandy & Junior (2001). Depois trabalhou em várias produções – incluindo internacionais. Recentemente, Graziella comemorou a chegada de seu primeiro filho, aos 37 anos.

Heloísa Morgado (Paquita 2)

Heloísa Morgado na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Heloísa Morgado foi a segunda assistente de palco contratada para ajudar Xuxa com as crianças no palco. Na época, a Rainha dos Baixinhos ainda não dava nomes às paquitas, então Heloísa era chamada de Paquita 2. Trabalhou com Xuxa no Clube da Criança por menos de um ano. Atualmente ela é empresária no ramo de mídias sociais.

Joana Mineiro (Jô)

Joana Mineiro na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Joana Mineiro foi uma das paquitas que se afastaram da TV com o fim do trabalho como paquita. Parte da Geração 2000, a carioca fez Jornalismo e atualmente trabalha como assessora de imprensa na prefeitura de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Juliana Baroni (Catuxa Jujuba)

Juliana Baroni na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Parte da 2ª geração de paquitas, Juliana Baroni deixou o cargo de paquita em 1995, quando houve a troca das assistentes de palco de Xuxa. Atualmente com 41 anos, ela seguiu na TV fazendo novelas, incluindo Cara ou Coroa, Salsa e Merengue, Malhação… Continua atuando até hoje e é mãe de Maria Eduarda, fruto do casamento com o empresário Eduardo Moreira.

Julieta Cardinali (Paquita Argentina)

Julieta Cardinali na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Julieta Cardinali era conhecida como a paquita Argentina. Foi ela quem ajudou Xuxa na versão do Xou da Xuxa (El Show de Xuxa, por lá) apresentado no país vizinho. Dirigido por Marlene Mattos, o programa teve uma duração de dois anos; foi de maio de 1991 a dezembro de 1993.

Lana Rhodes (Cabritinha)

Lana Rhodes na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Parte da última fase das paquitas, a Geração 2000, Lana Rhodes fez Xuxa Park, Planeta Xuxa e participou do especial Xuxa 20 Anos (2006). Participou do programa Ídolos como candidata e começou a fazer novelas após ser contratada pela RecordTV!. Voltou à TV Globo em Rock Story (2016) e também fez a minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora (2019).

Letícia Barros (Lelé)

Letícia Barros na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Letícia Barros trabalhou como paquita de 1999 a 2002. Formada em Psicologia, ela hoje trabalha na base de uma multinacional francesa instalada no Rio de Janeiro exercendo a função de analista de RH.

Letícia Spiller (Pituxa Pastel)

Letícia Spiller na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Atualmente com 46 anos, Letícia Spiller entrou para o seleto grupo de paquitas em 1989. Trabalhou ao lado de Xuxa até 1992. Depois disso, fez Trapalhões e engrenou nas novelas da TV Globo e continua até hoje. Seu primeiro trabalho – ela fez Babalú na novela Quatro por Quatro – é lembrado até hoje.

Louise Wischermann (Pituxa Alemã)

Louise Wischermann na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Parte da 1ª geração de paquitas, Louise Wischermann deixou o Xou da Xuxa em 1989 e foi para a Alemanha estudar Artes Cênicas. Mais tarde foi diagnosticada com esclerose múltipla e criou um site e um programa para falar sobre a doença.

Monique Alfradique (Nique)

Monique Alfradique na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Aos 33 anos, Monique Alfradique acumula muitos trabalhos na TV, principalmente como atriz. Fez parte da Geração 2000, a última fase das paquitas. Ao deixar o cargo, se tornou atriz, foi repórter e fez várias aparições na TV. Sua última novela foi Deus Salve o Rei (2018, TV Globo).

Priscilla Couto (Catuxita Top Model)

Priscilla Couto na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Atualmente com 42 anos, Priscilla Couto se tornou paquita em 1987, com apenas 10 anos. Durante o tempo em que acompanhou Xuxa, fez os filmes Lua de Cristal e Sonho de Verão e também gravou dois discos com o grupo. Formada em Direito, ela segue rodando o Brasil com os shows do projeto Ex-Paquitas O Reencontro.

Roberta Cipriani (Xiquitita Surfista)

Roberta Cipriani na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Roberta Cipriani, hoje com 43 anos, se tornou paquita em 1987. Durante o período em que trabalhou com Xuxa, fez os filmes Sonho de Verão, Lua de Cristal e Xuxa Requebra. Após sua saída, continuou na televisão como atriz e repórter, depois abandonou a telinha e rodou o Brasil com o show O Retorno das Ex-Paquitas, juntamente com Catia Paganote e Priscilla Couto. Casada, ela tem três filhos; Nicole, Lucca e Cauã.

Stephanie Lourenço (Teté)

Stephanie Lourenço na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Parte da Geração 2000 das paquitas, Stephanie Lourenço estudou Jornalismo ao deixar o programa e hoje trabalha para uma agência de notícias. Ela se tornou especialista em textos sobre proteção animal e vegetarianismo.

Tatiana Maranhão (Paquita Loura)

Tatiana Maranhão na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Tatiana Maranhão, a paquita loura, ficou tão amiga de Xuxa que trabalha com a Rainha dos Baixinhos como assessora de imprensa desde 1996, quando deixou o cargo de paquita. Aos 42 anos, Tatiana é casada e tem dois filhos.

Thalita Ribeiro (Tathá)

Thalita Ribeiro na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Outra paquita da Geração 2000, Thalita Ribeiro, atualmente com 31 anos, fez vários trabalhos como atriz após deixar o trabalho ao lado de Xuxa. Casada com o ator Patrick de Oliveira, ela fez Malhação, América e Caras e Bocas, entre outras. Além disso, Thalita também é dubladora, repórter e chegou a apresentar a TV Globinho.

Vanessa Melo (Flashdance)

Vanessa Melo na época de paquita, e atualmente – Foto: Reprodução/ Instagram

Parte da 3ª geração de paquitas, Vanessa Melo ficou três anos ao lado de Xuxa na TV. Ao deixar o cargo, se formou em jornalismo e exerce a profissão até hoje.