TV

Terror e true crime estão entre os gêneros que mais impactam o sono das pessoas

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Redação Publicado em 24/02/2023, às 08h03 - Atualizado às 08h38

As plataformas de streamings e os canais de TV possuem um amplo catálogo de filmes, séries e documentários. São produções de comédia, ação, aventura e também de terror.

Escolher um desses gêneros é sempre uma diversão, mas é bom ter um cuidado para não afetar o sono. Uma pesquisa recente mostrou que alguns enredos podem prejudicar o descanso, como os filmes de terror e os programas de crimes reais na TV.

Um dos motivos para isso acontecer é o estresse que causa na nossa mente, gerando mais sonhos e pesadelos. Nos últimos anos, o gênero de terror voltou a ganhar espaço entre os fãs de filmes e séries com algumas produções inovadoras. 

A série Maldição da Residência Hill, da Netflix, e o filme Barbarian são dois bons exemplos. Isso significa que algumas pessoas devem ter passado algumas noites sem dormir, pois essas duas produções são garantias de sustos e muito suspense. É isso que o estudo feito pela Betway, site de jogos de cassinos online, conseguiu mostrar recentemente.

O site reuniu várias pessoas e, com a ajuda de um aplicativo de monitoramento, comparou entre 14 atividades diferentes quais os impactos de algumas ações no sono. Entre as atividades escolhidas, estavam assistir a algum filme de terror e também acompanhar um programa de TV sobre crimes reais.

Foram dadas notas seguindo diferentes critérios, além de gerar uma avaliação completa dos ciclos do sono, entre o leve, o profundo e o REM.

Quem assistiu ao filme de terror, a nota ficou em apenas 1,3, a pior de todas as atividades que estavam no estudo. A qualidade do sono foi de 65%, enquanto o tempo médio gasto acordado durante a noite foi de 26 minutos. Números que mostram como uma história de suspense pode fazer com que a noite de uma pessoa seja mais agitada.

O motivo é o aumento do tempo no sono REM, onde os sonhos e pesadelos ganham espaço na nossa mente. Isso deve acordar as pessoas, e fazer da noite pior.

Crimes reais e os ciclos

Além dos filmes de terror, o estudo da Betway Insider também mostrou que os programas de TV sobre crimes reais também causam impacto no sono, sempre de maneira negativa.

Essa atividade ficou na penúltima colocação, com a nota 1,5. Uma distância pequena para os filmes de terror, mostrando que o impacto no descanso entre esses dois gêneros é bem próximo. Isso é fácil de entender, pois os motivos são os mesmos, com as histórias gerando mais sonhos e pesadelos durante a noite.

A qualidade do sono calculada foi de 68%, e o tempo acordado de 27 minutos. Além disso, essas duas atividades fizeram com que as pessoas tivessem menos de 7 horas de sono durante o descanso, um problema para quem precisa de uma boa noite de descanso. Esse é o tempo mínimo recomendado por alguns médicos.

O ciclo dos sonos também foi afetado, com o REM superando os outros com alguma margem. A ideia é que seja mais equilibrado, mas o programa afeta o resultado. 

Essa quebra dos ciclos é algo importante, e faz com que o sono profundo perca espaço no descanso das pessoas. As três fases são importantes, mas neste descanso mais intenso é quando a mente e o corpo conseguem relaxar. No REM, o relaxamento muscular também é real, mas existe uma agitação da mente com os sonhos e pesadelos. 

Por isso, o descanso acaba sendo pior, principalmente em comparação com outras atividades.

Comédias em alta

Se os filmes de terror atrapalham o sono, as produções de comédia conseguem o efeito oposto. O estudo da Betway mostra que o gênero consegue um descanso de qualidade excelente, com uma nota de 8,7. Além disso, no tempo acordado durante a noite, não são mais de 14 minutos. Ou seja, se está com problemas para dormir, a melhor escolha no momento é por um descanso logo depois de uma comédia.

Todo esse estudo é interessante para entender melhor o impacto de alguns gêneros nas pessoas, desde o terror até a comédia também. Existe um motivo para algumas produções serem mais complicadas de assistir à noite, principalmente com os pesadelos. Os números pegos no aplicativo comprovam isso.