TV

Dráuzio Varella mostrará os perrengues dos médicos da rede pública em nova série

Dr. Dráuzio Varella mostrará os perrengues dos médicos da rede pública em nova série - Foto: TV Globo Dráuzio Varella promete escancarar o drama enfrentado

Dr. Dráuzio Varella mostrará os perrengues dos médicos da rede pública em nova série - Foto: TV Globo
Dr. Dráuzio Varella mostrará os perrengues dos médicos da rede pública em nova série - Foto: TV Globo

Redação Publicado em 18/07/2017, às 21h56

Dráuzio Varella promete escancarar o drama enfrentado pelos médicos da rede pública de saúde no Brasil.

Na série Tudo pela Vida – Quando o Remédio é Tentar o Impossível, que estreia no próximo domingo (23/07), no Fantástico, o médico mostrará os desafios e dilemas das equipes médicas que trabalham nas emergências dos hospitais públicos.

Na atração, Dráuzio Varella percorrerá hospitais públicos São Paulo e do Nordeste para mostrar a difícil luta para salvar vidas em situações marcadas pela falta de recursos e estrutura básica.

Entre os casos retratados, estará o do cirurgião geral da área de trauma, que atende casos graves de vítimas de tiros, facadas e acidentes de trânsito; o da médica responsável por gestações de alto risco, que chega a participar de 17 partos em 12 horas de plantão; o do médico cirurgião que cuida de transplantes; e até a rotina de um hospital veterinário.

“Existe uma quantidade enorme de médicos que trabalham com seriedade no Brasil e nunca são lembrados. A imagem que temos do Sistema Único de Saúde, em todo país, é de hospitais lotados, com pacientes espalhados pelo chão e médicos que não cumprem seu dever. Com essa série, nós queremos mostrar que também existem médicos dedicados, que servem de exemplo e referência para tantos outros”, explica Dráuzio.

No episódio de estreia, ele vai a Maceió contar a história do Dr. Paulo Valões. Aos 57 anos, ele é cirurgião do Hospital Geral do Estado, onde atende os casos graves de pacientes vítimas de tiros, facadas, acidentes de trânsito, apendicite, perfuração intestinal, entre outros. Há mais de 30 anos, recebe grande fluxo de pacientes de todo o estado.

Paulo tem três empregos e é o tipo de médico que não sossega enquanto não atende a todos. Sua meta é zerar a fila de atendimento: “Se chega um baleado, não importa se é do bem ou se é do mal, se é bandido ou se é polícia. Se é grave, ele precisa ser operado. Esse é o meu critério”.

Em caso de brigas entre marido e mulher, a mesma coisa: “Não entro em detalhe. Tenho que resolver o problema do cara e depois ele resolve a vida dele”, conta o médico, sem julgar ou escolher pacientes.

Seus dias são bem corridos. Literalmente. Há seis anos ele não utiliza mais o carro: é maratonista e corre dez quilômetros para chegar ao trabalho.

Depois que chega, não para mais até atender o último paciente, sempre com dedicação, atenção e muita paciência. Se for preciso, pega maca, forra com lençol e faz o que pode para que o paciente receba o melhor atendimento.

“O doente está em uma situação pior que a minha. Ele está sofrendo, não pediu pra levar um tiro, não pediu para sofrer um acidente, não pediu para cair da moto. Eu escolhi estar ali para atender. Essa escolha foi minha, do médico que está ali. A responsabilidade é nossa”, conta Paulo a Dráuzio.

Ele sabe que não vai agradar nem curar todos os pacientes, mas fica tranquilo em saber que fez o seu melhor.

A série Tudo pela Vida – Quando o Remédio é Tentar o Impossível estreia neste domingo (23/07), depois do Domingão do Faustão.