Nosso Real até que ficou mais bonitinho depois da renovação das notas nos anos de 2010 à 2013, mas a moeda fictícia criada pela artista Barbara Bernát para o
Redação Publicado em 12/02/2015, às 13h20 - Atualizado em 01/05/2015, às 20h40
“Como projeto do meu mestrado, criei esta série de notas fictícias que dei o nome de Euro-húngaro. Um lado das notas é estampado com um animal comum do território europeu. O outro lado mostra espécies de plantas”, explicou a artista.
Em seu site, ela mostra todo o procedimento de criação. O perfeccionismo de Barbara é realmente notável.
“Eu usei as proporções atuais do Euro em meu projeto, cuja denominação e tamanho cresce de acordo com o valor. Os animais também representam o aumento do valor”, disse.
Dos rascunhos à versão final, rolou muito trabalho. Certamente a moça conseguiu atingir seu objetivo. Quando expostas à luz ultravioleta, as notas exibem o esqueleto dos animais retratados. Ótimo sistema de verificação, hein?
“Eu mesma projetei e preparei cinco denominações dos dez lados das notas em gravuras separadas, todas gravadas em placas de cobre. Esta forma refinada e sutil permitiu imitar a técnica original usada na confecção das notas verdadeiras. Meu objetivo era criar uma série de notas completa que transcende a fabricação das notas tradicionais”, completou.
Via:Barbara Bernát
COLUNISTAS