Tablóide

Singapura está criando besouros ciborgues que poderão ajudar a encontrar pessoas desaparecidas

Besouros ciborgues poderão ser usados para encontrar pessoas em escombros - Foto: Reprodução Um estudo comandado pelo engenheiro aeroespacial Dr. Hirotaka Sato

Besouros ciborgues poderão ser usados para encontrar pessoas em escombros - Foto: Reprodução
Besouros ciborgues poderão ser usados para encontrar pessoas em escombros - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 30/11/2016, às 14h03 - Atualizado às 14h04

Um estudo comandado pelo engenheiro aeroespacial Dr. Hirotaka Sato poderá revolucionar a vida humana. Em seu laboratório, em Singapura, ele e sua equipe estão trabalhando em “besouros ciborgues”.

Um vídeo publicado pelo site Motherboard mostra besouros obedecendo a comandos de botões através de sinais eletrônicos.

A ideia é que o estudo ajude a entender como os músculos reagem aos estímulos, para que a tecnologia possa ser usada em seres humanos que perderam o movimento em alguma parte do corpo, ou ainda para o aperfeiçoamento de próteses.

No vídeo, um membro da equipe do Dr. Hirotaka Sato mostra que o besouro reage de maneira diferente aos estímulos. Ele aumenta a velocidade com que o inseto mexe as pernas, e até a maneira de andar.

Besouros para encontrar pessoas desaparecidas

Em um ponto mais adiante no vídeo, a equipe do laboratório explica que os besouros ciborgues poderão ser usados para ajudar socorristas a encontrarem pessoas sob escombros, por exemplo. Segundo explicou o Dr. Hirotaka Sato, esses insetos podem entrar em pequenos vãos e seguir o calor emanado pelas pessoas.

Com um localizador, eles levariam a equipe de socorro diretamente até as vítimas em pouquíssimo tempo. Em uma sala, a equipe também demonstrou que já consegue controlar o voo dos besouros.

Veja com seus próprios olhos: