Emílio Dantas com o visual de seu personagem em O Segundo Sol - Foto: TV Globo Segundo Sol, nova trama de João Emanuel Carneiro para a faixa das 21h da TV Globo
Redação Publicado em 11/05/2018, às 12h47 - Atualizado às 13h05
Segundo Sol, nova trama de João Emanuel Carneiro para a faixa das 21h da TV Globo, quase estreou com outro nome; antes de bater o martelo, o autor se referia à história como De Volta Para Casa.
Passada a fase de seleção de elenco, produção e gravação das primeiras cenas, o título da trama – que estreia na próxima segunda-feira (14/05) – acabou sendo alterado.
Neste caso, os dois nomes combinam com sinopse oficial; na história, Beto Falcão (Emílio Dantas) interpreta um cantor de axé com a carreira em declínio. Após um acidente, todos começam a pensar que ele está morto, e as vendas de seus discos aumentam abruptamente.
Para sanar as dívidas da família, ele, o irmão e a namorada resolvem sustentar a mentira, e isso acaba durando mais de 20 anos. Depois, no entanto, Beto retorna. Daí o título De Volta Para Casa. Já o título oficial, Segundo Sol, tem a ver com a segunda chance de Beto, em seu retorno.
O CENAPOP correu atrás de informações e averiguou que a nova trama das nove não foi a única que quase estrou com outro nome.
Outro caso recente foi o da novela Pega Pega, de Claudia Souto. Inicialmente, a história vinha sendo chamada de Pega Ladrão. Faz mais sentido?
Outra que ganhou outro título já quase na estreia foi A Força do Querer. Na divulgação da novela, Glória Perez chegou a usar o nome À Flor da Pele. Em suas páginas nas redes sociais, a novelista explicou que o título já havia sido registrado, e por isso não poderia usá-lo.
A lista de novelas que tiveram nomes alterados é farta. Os títulos chegam a ser engraçados; antes de ser A Lei do Amor, a trama de Maria Adelaide Amaral se chamava Sagrada Família.
Além dessas, há muitos outros casos interessantes. A Regra do Jogo, de João Emanuel Carneiro, antes era Favela Chique; Império, seria Falso Brilhante, e Bebê a Bordo no passado teve o título de A Filha da Mãe.
Dando prosseguimento à lista, temos Fina Estampa, que primeiro recebeu o nome de Marido de Aluguel; Cheias de Charme, que seria Três Marias, e Senhora do Destino, cujo título inicial era Dinastia.
Novo Mundo teve dois nomes prévios; Além Mar e Bravo Mundo. Chocolate com Pimenta era Viúva Alegre, e Morde e Assopra teve o título provisório de Dinossauros e Robôs. Diferente, né?
Mico Preto quase foi exibida com o nome Quem Tirou a Vovó do Armário. Já Cordel Encantado antes era chamada de Pisa na Fulô, e Beleza Pura, de Operação Vaca Louca.
Andando nas Nuvens teve pelo menos sete títulos provisórios, incluindo Doido Varrido e As Cinco Fases do Amor. A Gata Comeu antes foi chamada de Pancada de Amor não Dói, e Esperança era Ue Paisano.
Para finalizar mais duas histórias que quase foram exibidas na telinha com nomes diferentes; Tempos Modernos era Bom Dia Frankenstein, e Insensato Coração era Lado a Lado.
E aí? Prefere os nomes provisórios, ou os oficiais?
Veja mais notícias de novelas.
COLUNISTAS