FAMOSOS

Tiago Leifert fala sobre polêmica com Ícaro Silva e faz desabafo: "Fui atacado"

Tiago Leifert fez longo desabafo sobre os ataques que recebeu na última semana

Tiago Leifert grava vídeo de desabafo para falar de polêmica com Ícaro Silva - Foto: Reprodução / Instagram
Tiago Leifert grava vídeo de desabafo para falar de polêmica com Ícaro Silva - Foto: Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 27/12/2021, às 18h28

Tiago Leifert usou as redes sociais nesta segunda-feira (27/12) para falar sobre a polêmica em que se envolveu na semana passada com o ator Ícaro Silva, e acabou repercutindo na internet -- e causou uma série de ataques ao ex-apresentador do BBB.

Ele, que saiu da Globo neste ano em decisão surpreendente e inesperada, rebateu pontos dos ataques que recebeu desde a troca de farpas com o ator de "Verdades Secretas 2", e mencionou que seu pai e questões particulares foram usadas para atingi-lo.

Oi, acho que vocês já devem estar de saco cheio do assunto, talvez não queiram assistir esse vídeo, tudo bem, não tem problema. Eu demorei mesmo para vir aqui, acho que perdi o timing do assunto. Mas é que esses últimos dias foram importantes para esfriar a temperatura e para eu me acalmar também porque eu achei que eu tinha escrito algo super óbvio, uma constatação simples até de como as coisas funcionam, mas o que eu disse foi jogado para um lugar que não é meu, catapultado para lugares que eu desconheço e não foi o que eu falei. E vocês que me seguem sabem que não foi o que eu falei, mandaram mensagem.

Em seguida, defendeu-se: "Eu fui atacado por causa da minha religião, fui atacado por causa da minha família e eu não fiz isso em nenhum momento. Eu não ataquei a família de ninguém, eu não ataquei a índole de ninguém, eu não ataquei a trajetória de ninguém, não fiz isso em nenhum momento, minha postagem está lá, é só... E por último nesse delírio que aconteceu nos últimos dias, no último parágrafo de uma carta escrita para mim, tripudiam, ironizam um problema pelo qual estou passando que nem eu estava preparado para falar", relatou.

"E aquilo me tirou de um jeito que eu pensei que não fosse possível depois de tantos anos trabalhando na mídia. Eu achei que não iam conseguir, mas realmente eu parei de enxergar tudo e eu fiquei muito transtornado com aquela última parte, então eu vou ignorar por agora", prosseguiu Leifert.

Ele reiterou na sequência que o vídeo não é um pedido de desculpas. "Se você se feriu com o que eu falei, eu lamento para caramba porque não foi a minha intenção. Mas esse não é um pedido de desculpas, tá? Eu só lamento mesmo, fico triste. Quando eu disse e estava bem claro... Vamos voltar ao cerne da questão... 'Provavelmente ajudamos a pagar o seu salário', eu errei", assumiu.

Não é provavelmente, nós ajudamos a pagar o seu salário, o seu, o do Boninho, o meu, o do Luciano Huck, o do Mion, o de todo mundo ali. Assim como o trabalho de todo mundo da Globo, atores, atrizes, técnica, maquiagem, camareiros, figurino, comercial, jurídico ajudava a pagar o meu salário, porque eu saí. Eu não consigo ver onde está a ofensa numa constatação simples dessa, de saber que o nosso trabalho, todo mundo junto, um ajuda a pagar o salário do outro. Não consigo. Se pegar isso que eu falei e transformar em qualquer outra coisa, eu não cou acompanhar, eu não vou até lá porque não foi isso que eu falei.
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tiago Leifert (@tiagoleifert)

 

Entenda o caso

Na última quarta-feira (22/12), Ícaro Silva usou seu perfil no Instagram para se explicar após soltar um comentário ácido sobre o programa Big Brother Brasil, que causou muita polêmica nas redes sociais.

Ele, que recentemente interpretou Joseph em "Verdades Secretas 2", rebateu o ex-apresentador do reality Tiago Leifert, que afirmou em texto veiculado em sua conta nas redes sociais no dia anterior (21/10) que o faturamento da atração "paga o salário" do ator e insinuou que ele deveria procurar trabalho em outros lugares.

"Oi Brasilzão, bom dia! Aproveito aqui minha resposta à cartinha de Tiago Leifert para falar com todos vocês. Primeira coisa: obrigado pelas mensagens amorosas de apoio! A retórica do ódio não é nova nesse país e nos últimos anos a gente tem visto do que a polarização é capaz, por isso não me choca o esgoto que flui da discordância alheia. Muito obrigado pelo cuidado", começou Ícaro.

"Coisas importantes a serem ditas: Eu respeito profundamente a trajetória de quem esteve em reality shows e soube daí se impulsionar na direção dos seus sonhos. Por mais que eu não seja um entusiasta do entretenimento que os realities desse tipo proporcionam, não tenho nem a capacidade moral de questionar quem, pelos próprios motivos, embarca nessa proposta. Eu já participei de 3 reality shows e um deles, o 'Show dos Famosos' (entretenimento de altíssima qualidade), foi decisivo para a minha carreira", continuou.

"Se 'Jogos Vorazes' ou 'Round 6', por exemplo, fossem produtos de entretenimento da vida real e eu dissesse que ambos são um matadouro asqueroso e sub humano eu jamais estaria atacando Katniss Everdeen ou Seong Gi Hun, porque cada um tem seus motivos para estar numa corrida por dinheiro/status. Minha opinião, expressa, confesso, com certa raiva diz respeito à cultura da exposição e exploração humanas ao extremo da qual sobrevivem os realities de confinamento, mas muito também à baixeza moral da 'imprensa' de fofoca, que insiste em usar o meu nome para propagar fake news", escreveu Ícaro.

"De uma forma ou de outra, meu objetivo foi alcançado: desmentir os rumores de que eu estaria no BBB. No início do ano eu tenho projetos lindos e especiais que em breve vou dividir com vocês e não quero ser vítima da especulação parasitária desse tipo de veículo, embora haja público para consumi-los. Fui dramático e intenso na minha forma de me expressar e, por isso, peço desculpas à minha mãe, irmã e aos meus amigos que ficaram extremamente preocupados com a enxurrada de ódio das redes sociais. Concluo agradecendo profundamente aos meus amigos 'Ex-bbbs' que me ligaram ou mandaram mensagens de apoio e entendimento. Só quem vive o 'show business', sabe. Beijo!", finalizou na legenda.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Silva (@icaro)

 

No texto que acompanhou a postagem, Ícaro aproveitou para mandar indiretas ao apresentador, inclusive deixando "no ar" a insinuação de que ele conseguiu a vaga na emissora por causa do pai. Veja a íntegra:

Li sua cartinha e fiquei positivamente tocado pela contemplação do teu tempo. Imagino que para ter escrito um textão desse (o que não ocorreu nos casos de racismo, intolerância religiosa, misoginia, homofobia e abuso sexual no programa que você apresentava) é porque de fato te atravessei, o que sinceramente me envaidece como artista.

Minha vaidade esmaece um pouco, no entanto, quando vejo que sua réplica é baseada no fetiche monetário dos meninos comuns. Eu conheci muitos garotos da minha vida que pautavam suas opiniões na lógica sistemática do dinheiro. Garotos sem nada especial. Nem talento, nem beleza, nem nada, mas que tinham a aparência e a submissão adequadas, além de um parente no lugar certo, sabe? Acho que você sabe.

Vamos então aos pontos da sua carta?

Primeiro: eu nunca falei de realities, no plural. Amo e consumo vários deles, então aprofunde sua interpretação de texto, para não generalizar a minha opinião.

Segundo: "ser adulto" e artista no meio midiático é justamente estar a par das deficiências culturais do país e contribuir de alguma forma para saná-las. Se trabalho na emissora de onde você saiu é porque esta é tão plural quanto o Estado brasileiro e abriga (me impressiona que você não tenha percebido) de certa forma, tanto quem está no corre, quanto quem nasceu com sobrenome "correto".

E o terceiro e mais importante ponto a ser treplicado em sua cartinha: possivelmente você nunca vai entender isso, mas pra uma pessoa preta e queer estar em destaque, contratada ou empregada ela precisa estar realmente excelente. Então não tem como você estar pagando meu salário, Tiago. Não fossem meu talento, minha história, minha trajetória, uma luta filha da p*** diária e essa cara bonita eu acho que nem vivo estaria.

É minha entrega que paga meu salário. Imagino que sapatênis sejam confortáveis, mas eu literalmente tive que colocar salto alto, collant, peruca e performar como a maior diva do entretenimento da história para que o país começasse a olhar para mim. E isso porque eu já tinha 22 anos de carreira na época. É que meu pai é funcionário público, sabe? Acho que não sabe.

No geral, soube que você está lidando com questões pessoais. Desejo luz e proteção na tua vida, de verdade, e acho que seria prudente focar aí na "interrupção ao seu sossego". Vai firme e feliz ano novo.

Atenciosamente,
Ícaro.

Comentários