Emissora se colocou contra falas do apresentador, mas não aplicará sanções
Redação Publicado em 30/06/2021, às 23h12
Na noite desta quarta-feira (30/06), a RedeTV! publicou um comunicado oficial a respeito dos comentários homofóbicos ditos ao vivo por Sikêra Jr durante o seu programa, Alerta Nacional, exibido pela emissora.
O caso aconteceu no dia 27, pouco antes do Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado no dia seguinte. O apresentador chamou a comunidade de "raça desgraçada", entre outras ofensas que geraram ampla repercussão negativa.
Em seu comunicado, a emissora ressalta que "reprova veementemente todos os tipos de discriminação", e que condena "qualquer expressão de homofobia".
No entanto, sobre Sikêra Jr, o comunicado informa que ele já se desculpou por suas ofensas, que "certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional", sem anunciar nenhuma sanção contra ele.
Os protestos contra o apresentador e seu programa fizeram com que o perfil Sleeping Giants Brasil, que promove campanhas para desmonetização de canais no YouTube e sites que propagam ódio, os tivesse como alvo. Desde então, diversas empresas patrocinadoras anunciaram a desvinculação de suas imagens a deles.
O respeito à diversidade sexual e a não discriminação de cor, raça, gênero ou religião é uma tradição dos 22 anos de existência da RedeTV!, que possui uma programação plural e políticas internas de inclusão no seu sentido mais amplo. O compromisso com a população LGBTQIA+ faz parte dos valores editoriais e empresariais da RedeTV!.
A emissora reprova veementemente todos os tipos de discriminação e preconceito. Nesse sentido, a RedeTV! vem a público manifestar condenação a qualquer expressão de homofobia. Queremos também agradecer a todos os nossos colaboradores por ajudarem a construir uma empresa cada dia mais forte e plural.
No caso do lamentável episódio envolvendo o apresentador Sikêra Jr. às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira, reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional.
Mesmo assim, a RedeTV! ressalta que tal comportamento não representa, de forma alguma, o posicionamento e o respeito da emissora à diversidade e população LGBTQIA+.