FAMOSOS

Pai do líder da Cientologia acusa John Travolta de omissão em práticas abusivas da igreja

Ron Miscavige acusou seu filho, David Miscavige, de impedir socorro a ele durante um suposto infarto

Ron Miscavige em entrevista a Seth Meyers - Reprodução
Ron Miscavige em entrevista a Seth Meyers - Reprodução

Redação Publicado em 19/09/2020, às 13h45

Ron Miscavige, pai do presidente e líder eclesiástico da Cientologia, David Miscavige, acusou John Travolta de se omitir ao saber das práticas abusivas dentro da igreja.

Ele deu uma entrevista ao jornal The Sun onde contou como tem sido a sua rotina desde que saiu do culto, em 2012. Segundo Ron, David contratou detetives particulares para segui-lo, além de não permitir que ele veja suas duas filhas e netos.

“Tudo o que eu queria fazer quando saí era dar um jeito na minha vida, mas tinha investigadores particulares me seguindo, recebendo US$ 10.000 por semana para relatar todas as minhas ações entre oito da manhã e oito da noite”, disse Ron na entrevista.

Ele relatou o dia em que os detetives acharam que ele estava tendo um infarto, e receberam a ordem de deixá-lo morrer. “Quando eu estava sendo seguido, eu estava fazendo compras em um armazém perto da minha casa. Era um dia de verão, e eu estava com uma camiseta com bolso. Abri a porta para colocar as compras, inclinei-me, meu celular, que estava no bolso esquerdo do peito e achei que fosse cair, então peguei meu celular com o braço direito", explicou.

"Sem que eu soubesse, havia dois investigadores particulares assistindo em uma van escurecida, e um disse: 'Parece que o alvo está tendo um ataque cardíaco, vou ligar'", relatou Ron.

Ele continuou: "Ele ligou para Greg, o nome de seu contratador, ele disse que ligaria para alguém. Alguns minutos depois uma pessoa veio ao telefone e disse: 'Ouça, se é sua hora de morrer, não intervenha , não faça nada, deixe-o morrer'", relembrou.

A prova de que Ron estava falando a verdade veio em 2015, quando o jornal Los Angeles Times obteve com exclusividade um relatório policial dando conta que David Miscavige pagou investigadores particulares para seguir Ron depois que ele deixou a igreja.

Soube-se mais tarde que as informações vieram à publico com a ajuda de Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley, que se tornou amiga íntima de Ron desde 1989, quando se conheceram em um evento da Cientologia.

Ainda ao The Sun, Ron disse que John Travolta -- conhecido membro da igreja --, sabe de toda a história, mas que "nem piscou" ao ouvi-la, certamente sem acreditar.

"Disseram-me que John descobriu sobre a história das minhas filhas afastadas, o encontro com Denise e Lori (suas outras filhas), o episódio em que os detetives particulares pensaram que eu estava tendo um ataque cardíaco, toda a história", relatou.

Ron finalizou dizendo que ele e sua esposa, Becky Bigelow, acreditam que chegou a hora de Travolta repensar suas ligações com a Cientologia, tendo em vista o falecimento no mês passado da esposa do ator, Kelly Preston, e de seu filho autista, Jett, em 2009.

"Agora que Kelly morreu, seria de se esperar que John caísse em si e deixasse a Cientologia. Ela foi uma grande influência, ela subiu direto para o Nível Oito Operacional do Thetan, que é o nível mais alto que você pode obter, ao passo que ele apenas teria suas sessões. Ele nunca se afastaria porque ela era muito ativa", revelou.