FAMOSOS

Nando Reis aconselhou filho a não beber antes de shows: "Digo por experiência própria"

Sebastião Reis é filho do compositor Nando Reis, com quem divide um show

Nando Reis e o filho, Sebastião Reis - Foto: Reprodução
Nando Reis e o filho, Sebastião Reis - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 20/08/2021, às 14h38

Nando Reis está se preparando para voltar a por o pé na estrada. Ele estrela o show "Voz e Violão" ao lado do filho, o músico Sebastião Reis -- o show já passou por Belo Horizonte e chegará ao Rio de Janeiro. Em entrevista, ele comentou sobre a apresentação, e afirmou que dará destaque às músicas mais famosas.

"O show tem duas partes. Começo sozinho, depois o Sebastião entra. Há um misto de músicas menos conhecidas com sucessos, mas venho com a tendência de privilegiar os sucessos. Há um componente emocional. A possibilidade de as pessoas cantarem juntas, é o que todo mundo quer. E o que eu quero é que todo mundo possa ter o que quer, já que nesse momento temos tão pouco do que queremos", disse ele para o jornal "Extra".

O compositor disse que a oportunidade de fazer shows ao lado do filho estreitou a relação entre eles, e aproveitou para elogiar Sebastião por sua disciplina na profissão.

"Ele aprendeu muito comigo, temos uma forma de tocar muito semelhante. Mas ele tem uma linguagem própria, que buscou e construiu exatamente para esse show, para ser um violão distinto do meu. Ele é muito mais disciplinado. É um perfeccionista, enquanto eu sou um intuitivo relapso", brincou.

Os "toques" de Nando ao filho se estendem para além do âmbito profissional. No papo, Nando disse ter aconselhado Sebastião sobre questões delicadas como drogas e bebidas -- o próprio Nando declarou, em 2014, que era usuário de cocaína e está há cinco anos sóbrio.

Sempre converso com ele sobre a necessidade de ser um profissional sério, até porque, em muitos momentos, eu fui um pouco inconsequente. Digo que é fundamental dissociar a ideia da diversão do trabalho, no sentido de não beber, de estar concentrado, porque qualquer substância atrapalha e eu digo isso por experiência própria. Falo isso como pai, sendo bem explicito: 'Não beba, não use qualquer tipo de substância em ensaio ou antes dos shows. A diversão, no sentido da comemoração, vem depois. Parece careta, mas é um mal que eu aprendi.

Nando Reis também foi questionado sobre sua relação com os remanescentes dos Titãs, banda da qual fez parte até 2002, quando saiu por divergências a respeito das gravações dos álbuns. Nesse assunto, o músico não se estendeu muito.

"Tenho relação mais próxima com alguns, mas não existe esse convescote de Titãs com ex-Titãs. Digamos que ficaram arranhões, caminhos e perspectivas diferentes. É um assunto controverso, sobre o qual não tem certo nem errado", explicou.

Nando ponderou em seguida: "Eu amo tudo o que fiz com os Titãs, tenho guardado com muito carinho a amizade que tivemos, mas isso basta. Ter ou não ter amizade não significa que o amor que tivemos é menor. É apenas a vida".