FAMOSOS

Em livro, Luciano Huck fala sobre aprendizados após irmão revelar ser gay: "Momento importante"

Apresentador contou que o momento virou um capítulo legal para escrever em sua obra

Luciano revelou que ele e sua família passaram por um processo de aprendizado - Foto/Divulgação/Instagram/@grosteinandrade
Luciano revelou que ele e sua família passaram por um processo de aprendizado - Foto/Divulgação/Instagram/@grosteinandrade

Redação Publicado em 09/08/2021, às 08h05

O apresentador Luciano Huck falou em seu livro "De Porta a Porta", que está previsto para ser lançado no dia 20 de agosto, sobre o processo de aprendizado após seu irmão, Fernando Grostein, revelar sua homossexualidade. 

Luciano dedicou um dos capítulos da obra para falar sobre o assunto, detalhando o dia em que Fernando revelou a notícia para a família durante um jantar. O apresentador narrou, durante a pandemia, acontecimentos e aprendizados. Ele relembra que, em junho de 2020, sua mãe participou de uma live com Fernando e contou sobre como havia lidado com a homossexualidade do filho.

Ele se inspirou na live para poder abordar o assunto. Na transmissão, Marta Grostein relembrou quando Fernando ainda tinha 21 anos e contou a notícia para a família: "Começamos a jantar e lá pelas tantas você falou: 'mãe, eu sou gay'. Essa revelação foi muito inesperada para mim, me pegou de surpresa, desprevenida, algo que nunca tinha passado pela minha cabeça. Imediatamente muitos fantasmas vieram à minha mente, e eu comecei a chorar. Foi a minha reação instantânea."

"Tudo me dava medo, um medo do que você podia sofrer na vida, do que podia te acontecer, das dificuldades que você podia passar. Me lembro muito de você dizer que não queria ser excluído do convívio das pessoas que ama. Acho que essa tua fala foi muito forte para nós", afirmou ela. "Em momento algum, a tua família te deixou de lado, pelo contrário, você continua sempre a pessoa maravilhosa, verdadeira e afetuosa que é. Não vou dizer que tudo foi fácil, porque foram muitas novidades ao mesmo tempo, e eu fui aprendendo, passei a ver as coisas com outros olhos."

Ela prosseguiu: "Eu deduzo que a gente tem que estar aberto na vida para aprender e crescer. E todo o processo de crescimento é dolorido, mas aprendemos muito nesse processo. A única forma de você vencer preconceito é enfrentar a verdade e aceitar os processos de transformações que os filhos têm". Marta ainda relatou ter tido medo de que o filho pudesse sofrer violência e preconceito na rua. "Mas depois que tudo é absorvido, tudo se torna muito normal. Todos esses fantasmas viram nada. Não foi um caminho fácil nem para você nem pra gente. Mas não quer dizer que não foi bom."

No último programa do "Caldeirão do Huck", ao ouvir um depoimento dos pais de uma jovem lésbica, que participou do programa, ele afirmou: "Minha mãe é super discreta, e meu irmão sugeriu fazer uma live com ela para contar como foi quando ele contou que era gay para a família. Virou um capítulo que foi legal escrever."

"Coloquei para fora, organizei minha cabeça, foi um momento importante", disse. "Você lembra minha mãe falando. A gente em casa passou pelo mesmo processo. Foi um processo de aprendizado para todos. Hoje tenho muito orgulho do meu irmão e do que ele fez a gente amadurecer, entender, aceitar e poder falar isso na TV de peito aberto. Imagino o que vocês estão sentindo agora porque sei o quanto é importante esse acolhimento da família".