FAMOSOS

Lima Duarte fala sobre O Bem-Amado, disponível na Globoplay: "Antecipou tudo"

Primeira novela em cores da TV brasileira estreou em janeiro de 1973 e até hoje faz sucesso

Autor Dias Gomes usou humor para poder encarar manipulação, mentiras e política por interesses particulares - Reprodução/Instagram
Autor Dias Gomes usou humor para poder encarar manipulação, mentiras e política por interesses particulares - Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 22/02/2021, às 08h07

O ator Lima Duarte comentou sobre a trama O Bem-Amado, de Dias Gomes, e sobre como a trama havia antecipado temas que seriam discutidos décadas após a estreia da novela. 

A novela foi considerada profética por servir como um espelho para que o Brasil pudesse se olhar. Dias Gomes decidiu usar humor, durante a ditadura militar, para mostrar toda a manipulação, mentira e política que era movida por interesses particulares.

Estreando em janeiro de 1973, a primeira novela em cores da TV brasileira antecipou temas que poderiam ser discutidos décadas após a estreia. Lima afirma, em entrevista ao Fantástico, que o Brasil de hoje supera 'Sucupira' em um ponto:

"Eu acho que Odorico Paraguaçu, apesar de tudo, não botaria dinheiro na bunda, dinheiro na cueca para sair correndo. Quando você vê que a novela antecipou tudo, mas teve certas coisas que até Odorico teve um certo pudor", disse o ator para o Fantástico, exibido ontem (21/02).

Aos 90 anos, o ator foi vacinado recentemente e comemorou nas redes sociais, emocionado: "Enfim, vacinado! Tantas coisas eu passei ao longo dos meus quase 91 anos. Batalhas pessoais e profissionais, período de ditadura e repressão, e o mais recente: o isolamento e a luta pela vida diante de um inimigo invisível aos nossos olhos. Uma pandemia que nos trouxe a incerteza do que aconteceria nos próximos dias e meses".

"Mas a ciência venceu! Estamos tendo a oportunidade de ter a esperança de um recomeço e de dias melhores. E que essa esperança possa ser para TODOS".