FAMOSOS

J.K. Rowling cai em "pegadinha" de comediantes russos que fingiram ser o presidente da Ucrânia

Assessoria de J.K. Rowling se manifestou chamando a brincadeira de "desagradável"

J.K. Rowling é "trollada" por dupla de humoristas russos - Foto: Reprodução / YouTube
J.K. Rowling é "trollada" por dupla de humoristas russos - Foto: Reprodução / YouTube

Redação Publicado em 23/06/2022, às 17h32 - Atualizado às 18h00

A escritora J.K. Rowling, autora dos livros da saga "Harry Potter", foi vítima de uma famosa dupla de comediantes russos que se passaram pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante uma chamada no aplicativo Zoom, onde fizeram várias afirmações bizarras sobre a obra da autora e algumas das polêmicas na qual ela esteve envolvida nos últimos anos.

A "brincadeira" foi armada pela dupla de comediantes Vovan e Lexus, que já pregaram peças em famosos como Elton John, Príncipe Harry, Billie Eilish e Kamala Harris, segundo reportagem do "Indiewire". A entrevista da escritora foi compartilhada originalmente pelo site "Biblioteca Howling", e causou críticas de sua assessoria.

No video de 12 minutos, os comediantes imitaram Zelensky e afirmaram a Rowling que a cicatriz em forma de "Z" de Harry Potter era uma reminiscência das tropas russas, que usam a letra em seus veículos de guerra na invasão a Ucrânia. Então, pediram a Rowling que mudasse a marca do personagem para um tridente ucraniano. A autora disse que iria "olhar para isso" e se ofereceu para publicar sobre o assunto em suas redes sociais. “Porque acho que isso vai sair nos jornais”, argumentou.

Em outro trecho, os comediantes disseram que os soldados ucranianos estavam escrevendo "Avada Kedavra", a famosa maldição de morte dos livros da saga do bruxo, em mísseis do país atirados contra a artilharia russa. “Nós lemos 'Harry Potter' para os soldados do batalhão... só não lemos passagens sobre mestiços. Eles são nacionalistas e não gostam dessas pessoas”, afirmou a dupla.

Mais adiante, os imitadores de Zelensky incentivaram Rowling a usar sua instituição de caridade, Lumos, a financiar armas ao invés de suprimentos para as crianças e famílias da região de Zhytomyr, onde a ONG realmente atua. "Quero esclarecer para onde você está enviando o dinheiro que a Lumos coletou. Queremos comprar muitas armas e mísseis com seu dinheiro para destruir as tropas russas, espero que todos vocês apoiem isso", disseram os humoristas.

“Vamos cuidar das crianças, mas eu realmente quero que a Ucrânia tenha todas as armas de que precisa”, respondeu Rowling na sequência, sem parecer abalada com a afirmação do suposto presidente.

Por fim, ambos provocaram Rowling a respeito de suas declarações sobre transexuais -- a escritora é abertamente contra a comunidade, com declarações e apoios polêmicos nesse sentido. Os imitadores de Zelensky questionaram se o Professor Dumbledore é realmente gay nos livros, e perguntaram com quem ele ia para a cama. “Espero que não com um transgênero”, afirmaram, arrancando um riso sem graça da escritora.

Um representante da autora, questionado pelo site "THR", falou sobre a "trollagem" que a escritora sofreu: “J.K. Rowling foi abordada para falar sobre seu extenso trabalho de caridade na Ucrânia, apoiando crianças e famílias que foram afetadas pelo atual conflito na região. O vídeo, que foi editado, é uma representação distorcida da conversa", disse ele, que chamou a atitude de "desagradável".