FAMOSOS

Chico César: prefeitura da cidade de Conde repudia racismo e polêmicas envolvendo o cantor

Chico César foi citado de forma pejorativa em programa na cidade de Conde, na Paraíba

Prefeitura de Conde repudia comentários polêmicos sobre Chico César - Foto: Reprodução / Instagram
Prefeitura de Conde repudia comentários polêmicos sobre Chico César - Foto: Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 16/11/2021, às 11h24

A prefeitura de Conde, na Paraíba, se manifestou sobre o caso de racismo contra o cantor Chico César em um programa da cidade veiculado através da internet.

Em nova enviada para o CENAPOP nesta terça-feira (16/11), a assessoria de imprensa repudia os comentários feitos pelos apresentadores contra o artista, e afirma que o programa não tem ligação com a prefeitura local.

"A Prefeitura Municipal de Conde vem, através desta, esclarecer que o 'programa Fala, Conde' é uma produção independente, sem vinculação institucional com a gestão municipal. Desta feita, não pode ser responsabilizada ou ter atrelada a sua imagem a qualquer comentário, ou opinião que por ventura seja feito no referido meio de comunicação", diz o texto.

Isto posto, é importante deixar claro que a gestão municipal repudia e não compactua com quaisquer atos discriminatórios, nem muito menos de racismo. Nesse sentido, tem inclusive adotado políticas públicas para diminuir o histórico fosso de desigualdade infelizmente ainda existente em nosso país.

‌A nota finaliza: "A prefeitura de Conde aproveita o ensejo para reafirmar o seu compromisso com o desenvolvimento da cidade para garantir ações e projetos que melhorem a qualidade de vida da população condense".

Entenda o caso

Chico César sofreu racismo ao ser citado em um programa produzido pela prefeitura da cidade de Conde, na Paraíba, e exibido nas redes sociais.

Na atração, chamada "Fala Conde", o apresentador Bira de Jacumã comentava sobre o Carnaval quando citou o artista: "Acabaram com nosso carnaval, que era nosso cartão postal. Fizeram um carnaval para eles. Era aquele negrinho tocando violão nu, como era o nome dele, de Catolé do Rocha? Esqueci o nome daquela praga, ninguém se lembra mais dele", afirmou. O fato foi repercutido pelo site "Brasil 247" na segunda (15/11).

Renato Vieira, o outro apresentador, não fez remendos a fala de cunho racista de Bira do Jacumã, e ainda ajudou a lembrar o nome do cantor. "Era Chico César", afirmou ele. "Era esse mesmo", concordou Bira.

Nas redes sociais, o episódio repercutiu. Pelo Twitter, muitos internautas reclamaram da postura dos apresentadores do programa. "Que é isso, gente?! Chico César é um patrimônio cultural da música brasileira", disse uma delas. "E esses racistas estão soltos ainda?", questionou outro. "Chico César, processa esses cabras aí", pediu um terceiro.