Um dos atores mais queridos da TV, Lima Duarte, de 90 anos, fez história ao protagonizar a novela O Milagre de Roque Santeiro (1985)...
Redação Publicado em 05/12/2019, às 12h33
Um dos atores mais queridos da TV, Lima Duarte, de 90 anos, fez história ao protagonizar a novela O Milagre de Roque Santeiro (1985).
Em uma entrevista concedida durante o lançamento do filme O Juízo, o veterano lembrou de um diálogo que teve com José Bonifácio, o Boni, contou que a novela ficou proibida por 10 anos e que o primeiro capítulo fez Roberto Marinho, criador da TV Globo, chorar:
“Falamos sobre as gravações [de Roque Santeiro], os dez anos proibidos… E o elenco que estava na [versão] original não repetiu. [Francisco] Cuoco saiu, Beth Faria saiu… Lembro que o Boni falou comigo: ‘Sem você não tem Roque’. Fiz e fui muito feliz”, disse Lima Duarte.
Em seguida, o ator lembrou a reação de Roberto Marinho ao assistir ao primeiro capítulo da novela:
“A obra ficou dez anos proibida. Depois, foi liberada. Doutor Roberto Marinho convidou Boni para assistir na casa dele ao primeiro capítulo. Quando começou, Dr. Roberto chorou. O grande Roberto, o Homem das Comunicações”, lembrou.
Como dezenas de trabalhos marcantes na carreira, Lima Duarte aproveita o tempo longe da TV para aproveitar seu sítio no interior de São Paulo:
“Moro num sítio no interior, sozinho. Curto o contato com os livros, com os filmes antigos. Tenho 90 anos, mas minha memória é poderosa, como diz o amigo Gilberto Gil. Meus maiores projetos são falar, conversar, bater papo. Mas essas coisas [quando acontece de o público lembrar de seu trabalho] são muito bonitas, né?”, contou.
Após participar da novela O Outro Lado do Paraíso (2017) e também do humorístico Tá no Ar – a TV na TV, no ínicio do ano, Lima Duarte estará também na segunda temporada da série Aruanas, para o Globoplay.
“Fui chamado para fazer essa série sobre as meninas que trabalham na Amazônia e aceitei”, completou.
COLUNISTAS