FAMOSOS

“Tive uns arranhões, mas medo nenhum”, diz Victor Fasano, após nadar com onças-pintadas

Victor Fasano causou o maior burburinho na última quarta-feira (27/11), ao postar um vídeo no qual aparece nadando com onças-pintadas na sede do Instituto Onça Pintada, em Goiás...

Victor Fasano nadou com onças pintadas durante visita ao Instituto Onça Pintada, em Goiás - Foto: Reprodução/ Instagram
Victor Fasano nadou com onças pintadas durante visita ao Instituto Onça Pintada, em Goiás - Foto: Reprodução/ Instagram

Redação Publicado em 28/11/2019, às 09h37

Victor Fasano causou o maior burburinho em sua página no Instagram, na última quarta-feira (27/11), ao postar um vídeo no qual aparece nadando com onças-pintadas na sede do Instituto Onça Pintada, em Goiás.

No registro, o ator de 61 anos nada com um dos animais enquanto é observado por outro. Ao falar sobre a “brincadeira”, o artista contou que “consegue sentir a energia dos animais” e que não estava com medo:

“Eu já convivo com bicho há tantos anos, que consigo entender a energia deles. Fiquei com as duas onças, dois filhotes, um macho e uma fêmea de 3 e 4 anos, por poucos minutos. Eles estavam muito tranquilos. Entrei na água e fui sentindo o cenário. O animal também tem que sentir a sua energia. Se entrasse com medo, elas saberiam”, explicou.

Ao jornal Extra, Fasano disse ainda que teve bastante cautela, e que a expressão corporal do bicho indica quando há perigo:

“Claro que tive cautela. Comecei a nadar devagar, mexi com o macho, que foi mais receptivo, a fêmea não queria nadar. Tudo foi feito na base das expressões corporais. Se a onça foca os olhos em você, já era. Se baixa a orelha e mostra os dentes, não é para se aproximar. Não tevce nada disso. Cheguei a apostar corrida nadando com o Tupã, o macho. Naquele momento em que mergulho, ele estava apoiado em mim, como se eu fosse uma muretinha. Só tive poucos arranhões, claro, mas medo algum”, completou.

Luta contra a matança

Defensor da natureza, Victor Fasano contou que está trabalhando para diminuir a matança de onças-pintadas nas fazendas na região da Amazônia.

“Com o desmatamento, esses animais perdem seu habitat natural e procuram suas presas onde há plantaões ou fazendas de gado. São inúmeros quilômetros de fazendas em todo o Brasil e nessa região principalmente. Precisamos unir forças; Eu já briguei demais com fazendeiros a minha vida toda. Mas também precisamos deles e eles precisam se engajar na causa como nós”, explicou.

Juntamente com o Instituto Onça Pintada, o ator criou um selo que certifica fazendeiros que não matam as onças.

“Já existem fazendas com este selo. E em vez de as pessoas só se manifestarem sobre a matança, vão poder optar entre comprar os produtos com este selo ou continuar comprando de quem mata e desmata”, completou.