FAMOSOS

Artistas defendem Cacau Protásio após atriz sofrer racismo e gordofobia no Corpo de Bombeiros do Rio

Artistas defendem Cacau Protásio após atriz sofrer racismo e gordofobia no Corpo de Bombeiros do Rio - Foto: Reprodução/Instagram Diversos artistas saíram em

Artistas defendem Cacau Protásio após atriz sofrer racismo e gordofobia no Corpo de Bombeiros do Rio - Foto: Reprodução/Instagram
Artistas defendem Cacau Protásio após atriz sofrer racismo e gordofobia no Corpo de Bombeiros do Rio - Foto: Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 27/11/2019, às 20h02 - Atualizado às 20h12

Diversos artistas saíram em defesa de Cacau Protásio, após vir a público os áudios gravados por bombeiros onde eles proferem ofensas racistas e gordofóbicas contra a atriz.

O caso veio à tona nesta quarta-feira (27/11), através da coluna de Léo Dias, que publicou as gravações onde Cacau é xingada por membros do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, onde a artista esteve gravando cenas de seu próximo filme. Cacau estava vestida à caráter, e a cena envolvia bailarinos que dançavam com ela dentro do Batalhão. Tudo autorizado pelo comando dos Bombeiros.

Ainda assim, alguns profissionais ofenderam a atriz em um grupo de WhatsApp, e o caso ganhou repercussão nacional.

Veja as declarações de artistas em favor de Cacau:

“Há 5 anos tenho a sorte de ser o par da @cacauprotasiooficial. Teresinha e Reginel vivem uma paixão ardente e platônica no Méier mas na vida real o amor foi possível, à primeira vista. Respeito, colaboração, alegria e verdade. Amor de amigo, sabe? A maior riqueza de uma vida. Cacau é uma mulher honesta, responsável, inteligente, empreendedora, comprometida com trabalhos sociais, fashion, linda, engraçada, sensível, talentosa, uma deusa, uma louca, uma feiticeira…. ela é um Sol! Em cena eu sou espectador dela. Me recolho todinho e trabalho pra ela brilhar. Não que ela precise disso, brilha de qualquer jeito. Mas me faz bem ser reverente ao espaço que ela conquistou na marra e no talento. Preciso nem dizer, né? Quem assiste me vê babando e quicando de rir. Eu poderia gastar mil linhas aqui falando sobre a covardia dos racistas, misóginos, gordofóbicos e homofóbicos mas tenho fé que esse episódio vai ter consequências. Racismo é crime na constituição brasileira e o Corpo de Bombeiros é uma instituição que sempre colocou humanidade em primeiro lugar, não combina. Estou lendo tantos comentários de apoio e isso dá a dimensão do quanto essa mulher é amada! Nunca duvide, meu amor! É como diz a música de Ednardo: ‘Eles são muitos, mas não podem voar'”, escreveu Luis Lobianco, par da atriz na sitcom Vai Que Cola, do Multishow.

“Vocês não sabem o orgulho que estou sentindo de estar ao lado desses dois deliciosos atores no novo filme que estamos rodando. Sinto muito Cacau, por existirem energias tão distantes da sua luz, potência, talento e beleza. Como é um deleite estar contigo em um set!! Sempre fui e sou sua fã. Com admiração e amor. Manu . Racismo é CRIME!!!!!!”, afirmou Emanuelle Araujo, atriz que divide protagonismo com Cacau no novo filme que ela está rodando no Rio de Janeiro.

“Cacau Protásio é uma talentosa atriz com quase 20 anos de carreira. Mulher, negra, guerreira e que merece nosso respeito. Não há hipótese em que episódios de racismo possam ser tolerados. Racismo é crime, e ponto. A você, Cacau, toda a minha solidariedade”, declarou o ator Marcos Pasquim.

“A primeira vez que te observei, foi na novela Avenida Brasil. Você cantarolava, andando pela casa e eu só queria olhar pra você. De lá pra cá te procuro na TV e sempre me surpreendo e dou risada com seu talento! O resto é resto desses dias vazios de consistência e amor. O resto é o Brasil se arrastando, afundado em racismo e boçalidade. Você é vitória da mulher negra e isso eles não perdoam, os racistas ressentidos, misóginos, cansativos e desinteressantes. Vou seguir te procurando nas telinhas e telonas, seu talento nos consola!”, escreveu a cantora Zélia Duncan no Instagram.

“Hoje eu cheguei ao meu trabalho com um negócio me incomodado que eu não conseguia identificar e só depois fui descobrir o que era. No início da tarde vi a Cacau Protásio falando sobre essa doença filosófica bem sucedida no mundo, mas que no Brasil tem sua versão mais perversa: O RACISMO. Aqui se o tal vem acompanhado de gordofobia, misoginia, homofobia é uma dose triplamente qualificada da vontade de matar que está no DNA do brasileiro mau elemento. Ele se alastra como um vírus incurável que baixa a imunidade da gente por horas, dias, meses…às vezes a vida toda. E não adianta dizer para eles que isso é crime. Não adianta. Crime hoje é mais banal que banana. Cacau, estou muito com você. Você é maravilhosa na vida das pessoas e o seu coração é maior que esse estado de maldades que nos ocorre a toda hora”, comentou Érico Brás.

“Você nasceu para trazer alegria, nasceu para brilhar, transmitir coisas boas e salvar vidas, de várias maneiras! Te admiro muito como atriz e te respeito como mulher, @cacauprotasio! Se apegue ao carinho do público que te adora, eles são muitos! Aquilo é badalhoca”, disse o ator Marcelo Médici no Instagram.

“Eu te amo! Você é maravilhosa! Musa inspiradora! Mulher fodástica! Me representa e representa o Brasil!”, disse a atriz Roberta Rodrigues.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cacau Protásio (@cacauprotasiooficial) em