Jason Momoa participa de protesto contra instalação de telescópio gigante no Havaí - Foto: Reprodução/Instagram Jason Momoa, o intérprete de Aquaman nos cinemas
Redação Publicado em 01/08/2019, às 19h41 - Atualizado às 19h55
Jason Momoa, o intérprete de Aquaman nos cinemas, comemorou seu aniversário – celebrado hoje (01/08) – em um protesto contra a instalação de um telescópio em sua terra natal, o Havaí.
Ele se juntou a dezenas de manifestantes que fizeram um protesto para pedir que o governo não autorize a construção do equipamento gigante em uma montanha que é considerada sagrada pela população nativa do local.
Não é apenas Momoa que está engajado nessa luta. Dwayne Johnson, o The Rock, também divulgou seu apoio à manifestação. Os populares bloqueiam a estrada que leva até a montanha Mauna Kea, que é também o ponto mais alto do arquipélago.
Presente no local, Jason compartilhou fotos em seu Instagram. “Não vamos a lugar algum”, disse o ator que completou hoje 40 anos. Ele estava acompanhado de seus filhos: Lola, de 12 anos, e Wolf, de 10, frutos de seu relacionamento com a atriz Lisa Bonet.
O tal telescópio tem 30 metros e um custo estimado em US$ 1,4 bilhão (cerca de R$ 5,3 bilhões na atual cotação). Sua construção foi aprovada depois de uma década de estudos.
No entanto, o lugar onde o telescópio deve ser instalado, no topo do Mauna Kea – um vulcão iantivo e considerado uns dos melhores pontos de observação astrológica no planeta – é realmente considerado sagrado para os habitantes do local. Por isso, estão tentando impedir que os planos do governo se concretizem. Além de bloquearam o acesso, os manifestantes chegaram a se acorrentar ao portão da obra.
COLUNISTAS