ESTILO DE VIDA

Solana: como funciona e principais vantagens

Redação Publicado em 28/11/2025, às 19h40

A Solana foi fundada em 2020 pelo engenheiro de software Anatoly Yakovenko e pelo empreendedor Raj Gokal, e é uma das maiores redes blockchain do universo das criptomoedas. A sua criptomoeda, SOL, está atualmente entre as 10 maiores criptomoedas por capitalização de mercado.

Nos últimos anos, a rede ganhou destaque, tendo inclusive estabelecido uma parceria com um grande processador de cartões de crédito envolvendo stablecoins. Tornou-se também uma blockchain popular para projetos de NFTs e memecoins. Uma solana hoje vale cerca de 1000 reais, mas já esteve perto dos 1600 no início do ano 2025. 

Como funciona a Solana?

A Solana opera com um mecanismo de consenso que combina o método de prova de participação (proof-of-stake), amplamente utilizado, com o seu próprio mecanismo, o Tower BFT (abreviatura de "Byzantine Fault Tolerance"). Recorde-se que a prova de participação funciona como um sistema de lotaria, onde os participantes são escolhidos aleatoriamente para validar cada registo na blockchain (o staking é quando alguém bloqueia voluntariamente a sua criptomoeda numa conta que o impede de fazer qualquer coisa para além de a manter).

Enquanto isso, a Tower BFT utiliza um sistema de rastreio de data e hora chamado Proof of History, que cria um registo inviolável que rastreia os detalhes de cada transação. A Solana combina os dois métodos para validar as transações na blockchain mais rapidamente do que se utilizasse apenas o Proof of Stake ou o mais tradicional Proof of Work.

Em termos de tokenomics, a criptomoeda SOL tem um fornecimento ilimitado (ao contrário de um fornecimento máximo, como os 21 milhões da Bitcoin). Utiliza também um calendário de inflação, que planeia a quantidade de novo fornecimento que deseja criar para recompensar os participantes e outros utilizadores da rede. Este calendário pode ser alterado se a comunidade Solana (composta por detentores de tokens Solana, programadores principais e terceiros, validadores e investidores, entre outros) aprovar uma nova proposta através de votação.

Tal como muitas outras blockchains com fornecimento ilimitado de tokens, a Solana procura equilibrar os efeitos potencialmente negativos da inflação com um mecanismo de queima (a "queima" elimina essencialmente as unidades de criptomoedas, removendo-as de circulação e reduzindo o fornecimento total). No entanto, existe um debate na comunidade cripto sobre se a sua estrutura atual queima tokens suficientes para combater a inflação.

Como é utilizada a Solana?

Tal como o Ethereum, a Solana permite que os programadores de terceiros criem aplicações blockchain e contratos inteligentes utilizando a sua infraestrutura. Como criptomoeda, também pode ser utilizada para realizar transações e transferir dinheiro.

Como mencionado anteriormente, a Solana é atualmente uma blockchain popular para memecoins, NFTs, aplicações DeFi e stablecoins.

Vantagens potenciais da Solana

Uma das blockchains mais rápidas e baratas de usar

Segundo a Binance, a Solana processa cerca de 65.000 transações por segundo, em média, enquanto o Bitcoin processa cerca de 250 e o Ethereum, cerca de 800. As taxas da Solana também podem ser tão baixas como frações de cêntimo por transação, enquanto o Bitcoin e o Ethereum tendem a ter uma média de pelo menos 0,50 dólares.

Os defensores da Solana elogiam a sua eficiência e argumentam que esta lhe confere uma clara vantagem sobre os seus concorrentes. Poderá ouvir os seus entusiastas mais fervorosos dizerem que ela acabará por tornar o Ethereum irrelevante. No entanto, os críticos argumentam que existem outras redes blockchain mais rápidas e baratas que a Solana, que exploraremos mais à frente.

Pode estar bem posicionada para futuras inovações em blockchain

Os defensores argumentam que a eficiência da Solana continuará a torná-la uma plataforma atraente para casos de utilização emergentes de blockchain, particularmente para facilitar pagamentos, negociações e novos produtos financeiros baseados em blockchain.

Um fator que determina a usabilidade de uma blockchain é a sua capacidade de lidar com um elevado volume de transações a alta velocidade. Esta capacidade é especialmente importante para os novos desenvolvimentos mais proeminentes em ativos digitais, incluindo stablecoins e tokenização de ativos do mundo real (onde a propriedade de ativos físicos é rastreada e transferida numa blockchain).

Os defensores acreditam que a eficiência da Solana já foi comprovada. Para além da parceria mencionada com um grande processador de cartões de crédito para o desenvolvimento de stablecoins, a rede também já se tornou um destino preferencial para projetos de memecoins, que exigem uma blockchain capaz de lidar com um grande volume de transações rapidamente.

Solana vs. Bitcoin

Semelhanças

  • Ambas as criptomoedas visam ser utilizadas como meio de troca monetária.
  • Ambas operam em blockchains.

Diferenças

  • O Bitcoin tem atualmente uma adoção mais ampla do que qualquer outra criptomoeda (por exemplo, acabam de chegar às universidades brasileiras).
  • A rede Solana é mais comumente utilizada para desenvolver aplicações blockchain, enquanto o Bitcoin é mais comumente utilizado como reserva de valor através da sua criptomoeda.
  • O Bitcoin opera com prova de trabalho e tem um limite máximo de oferta, enquanto a Solana opera com um mecanismo de consenso híbrido e não tem limite máximo de oferta.
  • A rede Bitcoin tem um grau de descentralização significativamente maior em comparação com a Solana.

Para terminar fique com isto em mente: a Solana destaca-se pela sua rapidez, baixo custo e potencial para impulsionar a próxima geração de inovações em blockchain.